Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: agosto 2011

31.8.11

Design Costurado


Olhando de perto... um padrão construido a partir de linhas e costurado no papel, mas afastando o olhar: uma letra :-)) Alfabeto construido com padrão costurado criado pelos franceses Zim e Zou




E a exploração do material não parou por ai... a dupla ainda explorou a linha com preguinhos e construiu outro alfabeto (ou seria este o primeiro?): o Weave que lembram estas outras formas de expressão que usam a mesma técnica artesanal





Depois de fazer letra por letra do alfabeto, cada uma vira uma verdadeira instalação :-)) digna de ser exibida na parede!!



Jeans em Jóias


Braceletes tão chiques que nem parecem ser feitas de jeans... mostram como materiais comuns podem ser reaproveitados em projetos de muito bom gosto :-) Criadas por Lyn Balzer e Tony Perkins foram selecionadas para a mostra Denim e estão a venda na loja on line dos autores.


Estampando tecidos na India: Block Printing





Impressão em bloco feita a mão por artesãos indianos, registrados em uma viagem ao norte da Índia: uma série de desenhos marcantes impressos em pigmentos e corantes ricamente coloridos, usando blocos de teca (madeira), elaboradamente esculpidos.

Belíssimos padrões em formato de carimbos entalhados na madeira cujas peças, na verdade, poderiam ser peças decorativas tamanha a riqueza dos entalhes :-))

Ficou vontade de fazer? ... ou bateu a curiosidade mesmo...
Assista ao vídeo abaixo com um tutorial para você fazer a sua própria impressão em bloco, mas no exemplo abaixo é usada um bloco de borracha, eu acho...



Gostou? Tem mais alguns tutoriais já publicados por aqui antes:

Como fazer carimbo artesanal
Xilogravura? Não, carimbo...

30.8.11

Ilustrando com duas cores


As ilustrações de Hélène Guertik no Album Fée encontradas pela Agence Eureka são extremamente inteligentes no uso de apenas duas cores sem perder a graça... Cada ilustração conta uma história com suas duas camadas de forma simples e fascinante!!




Boa idéia para embalagem



Eu não sei vocês, mas muitas vezes vejo alguns produtos e penso em desdobramentos e aplicações diferentes para eles. Este foi um caso destes: quando vi estes vasos metálicos em formatos geométricos diferentes pensei em como estes formatos poderiam ser embalagens originalmente, feitas em papelão, não concordam?

Acrescentando estas plaquinhas de horta :-)) poderiam ser destacados da parte aberta destas formas geométricas...

Agora é fazer contagem regressiva até aparecer uma embalagem assim no mercado :-))

Caligrafia na prática


Frank Ortmann transformando algumas cartas em uma capa de Max Goldt, L'Eglise des Crocodilos em 2011.

Primeiro a parte feita a mão, o lettering ou caligrafia... desde o traçado de rascunho até o cuidado com cada curva e espessura. Por fim, ele digitaliza a imagem e faz a edição final no Photoshop para criar o trabalho lindo na capa do álbum.

Quer conhecer mais sobre o designer: então leia uma entrevista na Calligraphy. Deu mais vontade ainda de conhecer mais sobre a arte da caligrafia? Então dê uma olhada no site IamPeth onde encontramos exemplos intermináveis ​​de livros raros de caligrafia para admirar... :-)

via

25.8.11

Rico Lins: Colagens do Cotidiano



Sempre falo por aqui sobre a importância dos projetos experimentais e como as experiências com os materiais, longe do computador, podem ser enriquecedoras para qualquer profissional criativo! Pois então, a Oficina “Colagens do cotidiano” de Rico Lins que a Penso Eventos traz para Porto Alegre pela primeira vez é uma oportunidade de exercitar sob a orientação de um grande profissional :-))

A proposta será baseada em uma notícia da imprensa do dia, os participantes deverão traçar um comentário pessoal sobre o fato se valendo de referências visuais extraídas da mídia impressa da semana (notícias, anúncios) e de elementos do cotidiano (de bilhetes de metrô, às embalagens, bulas, panfletos e objetos do dia-a-dia).

O objetivo do workshop é exercitar a construção de um comentário visual sobre a atualidade com uma opinião clara, pessoal e própria, valendo-se apenas de materiais, objetos e informações gráficas que compõem nosso cotidiano e explorando seus significados e sua força expressiva.

A Oficina é aberta para candidatos de qualquer área e nível de formação, desde que tenha boa informação e repertório visual, que queiram exercitar a criatividade, a ousadia e a agilidade.
Não é necessário saber desenhar, mas saber pensar visualmente é importante.

Sobre a técnica utilizada:
Materiais para colagem, além de objetos pessoais, referencias gráficas, papéis e texturas com as quais lidamos no dia-a-dia. É optativo o uso de câmera digital para registro de referências ou foto de ilustrações tridimensionais.

Materiais requisitados para o participante:
Papéis branco e coloridos, material básico para colagem; revistas e jornais
Convém trazer (sugestões): imagens e referências pessoais; papéis especiais; fotos; rótulos; embalagens; panfletos; impressos; etc Então caprichem na mochila, a oficina já começa na escolha do que você vai levar :-)

A oficina é precedida por uma apresentação sobre a História da Colagem. O encontro prevê reunião de apresentação e avaliação coletiva de cada projeto desenvolvido.
Esta oficina integra a série de “Oficinas de Design Analógico” criada pelo designer e realizada desde 2007 no Brasil e no exterior.


Rico Lins é formado em design pela ESDI, no Rio, diplomado na Université de Paris VIII e Master pelo Royal College of Art de Londres. É membro da AGI – Alliance Graphique Internationalle. Quer ver o portfolio dele? Acesse seu site e mais detalhes na entrevista concedida a ArcoWeb

............................................................

Colagens do Cotidiano
Rico Lins
Porto Alegre/RS


Dia 24/09
Carga Horária: 08 horas
Incluso Certificado e Coffee Break
Horários: das 9h as 12h00 – 13h00 as 18h
Local: Hotel Continental Porto Alegre
Largo Vespasiano Julio Veppo 77
Centro/ Porto Alegre / RS

Faça sua inscrição aqui
WORKSHOP CANCELADO

24.8.11

Emma Hardy e sua instalação PACKAGES







Confiram o trabalho da escultora Emma Hardy em sua instalação "Packages", toda feita a partir de papelão e papel craft. Através desta instalação Emma procura mostrar... "The idea for this is the simplest one, that we all exist with their own package. I can only know someone through their appearence and what they choose to present to the world."

O video e a narração da artista nos faz repensar como é a nossa "embalagem" e como queremos que o mundo nos veja... uma questão antiga mas que fica mais evidente nos dias atuais através das redes sociais, que são a nossa "embalagem" virtual. Para pensar...

Preto no Branco


Excelente exemplos de projetos de embalagens em Preto e Branco provam como nem sempre a cor é necessária para que um projeto tenha qualidade. Mesmo tendo um custo mais baixo na hora de imprimir, nenhum deles deixou a desejar a qualquer projeto em cor. Economia no bolso do cliente e diferenciação em um mercado tão saturado... de cores :-)



Usar preto ou branco pode ser uma boa idéia para embalagens de sabonete como as acima ou para embalagens individuais como essas abaixo de açúcar...


... também é uma excelente idéia usar a cor do próprio papel, fazendo apenas os recortes necessários como neste projeto abaixo de sushi para viagem...


Os traçados e suas texturas sempre serão seus aliados quando precisar transmitir qualidade no projeto... os de leite e de suco abaixo são um bom exemplo.


Muitas vezes o tom negro vai de encontro com a mensagem a ser transmitida pela marca, como é o caso desta linha de materiais de escritório abaixo. Reparem como a textura do grafite é bem evidenciada, inclusive no canto da imagem com um traçado apagado por borracha...


Vinho é o tipo de produto que veste bem o preto e branco, com muita classe :-) Neste caso abaixo, o rótulo permite criar uma continuidade no ponto de venda apenas girando e posicionando as garradas lado a lado. Belíssima idéia paara atrair a atenção do consumidor com discrição. Refinado, não?


Já este vinho aqui em baixo me chamou a atenção por seu lacre, que usa padrões semelhantes a tecidos. Diferente, não acham?


Para finalizar, uma idéia simples para uma padaria que não quer ser comum. Este projeto me lembrou a identidade visual Kaffe. Um complementa o outro :-)


Veja mais bons exemplos em preto e branco aqui

23.8.11

Design em cerâmica




A marca de cerâmica Heath Ceramics acaba de ganhar um novo impulso que destaca o caráter orgânico e artesanal de sua produção. Com 63 anos de existência a Heath Ceramics tem tradicão na produção de azulejos e louças em cerâmica em sua fábrica original em Sausalito na Califórnia desde 1948, o que vem de encontro com a tendência de valorização de objetos decorativos que carregam história, o nosso retrô. Aliás, no blog da marca tem muitas postagens mostrando a forma de produção das peças. Muito interessante!

... e para mostrar que eles gostam de colocar a mão na massa de verdade, não só com cerâmica, eles compartilham o passo-a-passo artesanal dos banners para a nova loja, feitos em serigrafia sobre seda.






Como podemos ver, existem especializações diversas dentro deste nosso campo criativo. Se eu não me engano, Design cerâmico é uma aplicação do Design de Superfície, certo? Me corrijam se eu estiver errada... No Brasil temos excelentes profissionais deste nicho de mercado, como a Renata Rubim e Wagner Campelo, entre outros...

Para quem quer saber mais sobre o assunto: um site sobre Design Cerâmico. Quem tiver mais dicas sobre o tema comenta aí, ok? :-)