Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Novembro 2011

30.11.11

Calendários divertidos




Um calendário divertido inspirado nas brincadeiras infantis de liga-pontos :) o calendário Gregory tem um fundo que lembra também o nosso velho conhecido quadro-negro: bom cada dia do mês você liga um pedacinho da figura... Estiloso mesmo em seu jeitinho infantil :) Veja mais aqui.

Este liga-ponto também lembra o calendário Dot to Date, que tem desenhos mais elaborados impressos em branco, permitindo personalizações posteriores...




Usar linha em vez de lápis ou caneta é uma idéia bem interessante para ligar os pontos, nas duas versões :)) Aliás, você mesmo pode criar a sua versão liga-pontos, não acha?

Para salvar nossos dias...


Já está todo mundo falando da impressora miniatura criada por BergCloud, projeto beta com lançamento previsto para inicio de 2012 tem sido chamada de Little Printer :)

Mas o mais interessante é a forma de divulgação deste novo gadget, transformando-o em um novo pet da vida moderna, como se fosse uma pequena amiguinha ou companheira, pode ser usada com o seu smartphone, imprimindo a suas atualizações preferidas e transformando-as em um mini-jornal. Traduzindo da página do fabricante: "mora" na sua casa, trazendo sempre novidades, brincadeiras e fofocas dos seus amigos.

Com este caráter de companheira, seria uma idéia genial um site ou perfil que alimentasse esta "amiguinha" como um calendário surpresa - todo dia uma impressão interessante e diferente te dando um bom dia :) ahh, mas tinha que vir com uma música por dia também, igual a do video :))

29.11.11

Animação na bicicleta






No seu projeto de graduação Katy Beveridge buscou uma forma criativa de animação em tempo real e stop-motion: o resultado foi uma animação bem interessante no estilo zootrópio, usando discos de papel montados em rodas de bicicleta. O papel recortado foi colocado em uma roda de bicicleta e foi usada uma câmera de vídeo com limitações na taxa de quadros para criar a animação como um olho humano perceberia a cena.

Katy menciona que foi influenciada pela técnica de Tim Wheatley que também explorou a idéia de usar rodas de bicicleta para animação com o seu Cyclotrope: com uma seqüência de 18 objetos para a roda, girando em uma velocidade certa a ilusão de animação é criada. Confiram uma das experimentações de Tim no video abaixo:

28.11.11

Guardando o napo


Barquinho ou porta-guardanapo? Decorativo e funcional para inspirar a semana :))

25.11.11

Livro artesanal e manifestações gráficas da India




Quem não gosta de ver artesãos habilidosos durante seu trabalho? Pois curtam este livro sendo feito de forma totalmente artesanal: tinta branca impressa em papel artesanal, dobrado à mão, feito seguindo a tradicional arte Warli da India.

Pois além de apreciar o feitio de um livro artesanal, porque não conhecer mais sobre este traçado tribal tão interessante. Abaixo uma animação bastante simples mas que nos mostra o traçado das manifestações gráficas Warli, arte tribal indiana.

24.11.11

Bem-me-quer, Mal-me-quer




Este delicado projeto de mesa surpreende por seu caráter modular que possibilita o uso das peças em formato de pétalas em separado... Além de ter a função óbvia de dar suporte/apoio esta mesa acaba sendo uma grande atração da decoração por sua brincadeira de bem-me-quer, mal-me-quer :)

Mesmo separadas as peças individuais permitem lindas combinações e arranjos diversos!!Projeto de John Vogel e Justin Plunkett

23.11.11

Calendário personalizável


O calendário DayBoard criado pelo escritório StokkeAustad começou como um projeto de pesquisa... observando como pessoas diferentes visualizavam e interpretavam o ano, afinal o tempo é muito subjetivo e sempre nos parece que os calendários tradicionais não tem espaço suficiente para a interpretação ou reinterpretações pessoais.

Este calendário permite ao usuário organizar o seu ano da forma que melhor lhe convier: as datas individuais foram criadas em forma de imãs separados e suas cores fazem menção a temperatura daquela época (no hemisfério Norte, é claro :) cada dia pode guardar bilhete, lembranças ou fotografias!!

Tão simples e tão pertinente que entra naquela série "porque eu nunca pensei nisso antes" :))



Gif animado a moda antiga




O gif animado é um recurso visual que fez parte da história da internet dos anos 1990 - impossível esquecê-lo, não é verdade? Um gif animado é um formato de arquivo digital, onde várias imagens são dispostas logo após a outra, criando um clipe de filme curto e de pequeno porte. Nos dias atuais já temos gifs mais moderninhos que celebram esta forma simples e infinita de animação, como esta de Franck Chimero e este relógio de Dieter Rams.

Pois Pieterjan Grandry, designer gráfico e editor do blog Crap = Good, resolveu unir esta forma de animação com um "aparelho" de animação quadro-a-quadro: o menos conhecido fenaquistoscópio, o primeiro dispositivo a dar a ilusão de movimento para imagens fixas.







Desta forma criou a "Exposição do Gif Animado" na Antuérpia (vc sabe onde é isso? :) fica na Bélgica ) que combina essas duas tecnologias para produzir gifs analógicos do nosso mundo físico: gatinhos balançando, cenas de praia, entre outros efeitos :) Fala a verdade? Quem não ficou curioso para conferir essa exposição?



21.11.11

Um ursinho especial




Porcelana, alumínio, latão, couro vegetal, madeira canforada com canela, cedro vermelho, algodão e lã - estes são os materiais usados no ursinho criado por Makiko Shinoda para estimular um desenvolvimento cognitivo saudável. Cada parte do corpo deste ursinho especial é feito de um material natural diferente para evocar sensações contrastantes, oferecendo às crianças sensações contrastantes. Algumas das peças do brinquedo são pesadas, algumas são leves, enquanto algumas são quentes e suaves, outros são frias, duras ou porosas. É possível desmontar o ursinho em pedaços e reconstrui-lo facilmente oferecendo às crianças uma nova experiência sensorial, estimulando os cinco sentidos.

Makiko Shinoda procura combater a alienação sensorial e acredita que "os sistemas nervosos das crianças são perturbados por uma exposição excessiva aos sabores artificiais, imagens digitais e superfícies plásticas. Isso contribui para uma falta de imaginação, comunicação e percepção espacial".

Além de ser um brinquedo com uma proposta muito interessante que acaba abrangendo inclusive um público diferente... os deficientes visuais!! Também, porque não dizer, que ele é um lindo objeto decorativo :))


Espuma iluminada



Luminária de espuma criada por Sarah Böttger imediatamente me pareceu novo e inovador, mas nos dias de hoje mesmo que não usemos outros trabalhos como referência e um projeto saia de rascunhos pessoais é difícil que alguém não tenha tido alguma idéia parecida. Neste caso específico podemos ver outros dois projetos feitos com material similar: Harry Allen também criou uma luminária em meados dos anos 90 com lâmpadas dentro de espuma de cerâmica e o designer francês Jean-Marie Massaud projetou a luminária de pé abaixo para Ligne Roset. Mas, mesmo usando o mesmo material, podemos perceber as características individuais de cada projeto.

19.11.11

Calendário 2012


Este calendário foi feito usando 2012 teclas de teclados, que foram colocados manualmente pelo tipógrafo alemão Harald Geisler com o objetivo de representar todos os dias do próximo ano. As teclas foram dispostas em um grid para serem lidas da esquerda para a direita e fotografadas.

Para separar os meses o tipógrafo usou uma seta... ou seja, você vai exercitar o seu olhar, cada
vez que você precisar saber que dia é hoje :))) Segundo consta, depois de um pouco de prática, você se localiza rapidamente.

Este é para ser um calendário real e útil que transforma o ato de encontrar as datas algo divertido e criativo :) e provavelmente vai ser um exercício mental diário que vai melhorar a sua leitura dinâmica!! Gostou? Dá para encomendar o seu aqui.



Para ver mais idéias de calendário clique aqui.

Type made up





Este projeto tipográfico pessoal de Charles Williams (que tem outros projetos igualmente belos como o coração em recorte de feltro) é uma peça fantástica para admirarmos. O que parece ser inicialmente placa de papel pluma, ou algo parecido, foi cortado em segmentos diagonais estrategicamente dissecados. Estas partes, criadas a partir de camadas da placa original, coladas ganham profundidade e sombras formando letras da frase "This is Made up". Interessante ver como de acordo com a aplicação das cores, a legibilidade muda... ora se lê com facilidade, ora a composição se torna uma bela estampa onde o texto faz parte do grafismo. E por falar em aplicação de cor, me pareceu que ele montou o projeto originalmente apenas em branco e aplicou as cores digitalmente. Vocês concordam?

Bom para fazer no final de semana!! :)



18.11.11

Cabideiro e prateleira da casa moderna


Desenhado por Linda Altmann para marca alemã STADTNOMADEN este é uma nova interpretação de projeto de mobiliário: leve, montado a partir de encaixes, pode ser um artigo verdadeiramente multifuncional em qualquer parte da casa podendo ser facilmente deslocado. A peça pode ser dividida e usada como prateleira usando-se a bandeja opcional e como um interessante e estiloso cabideiro... e dando continuidade a idéia original, se os pés fossem também montado em duas seções, ou seja, fosse possível dimimuir a sua altura, teríamos ainda uma possibilidade de banco, não? Ah, mas a bandeja deveria ser forte o suficiente para ser usada no outro sentido e atuar como encaixe fixador da peça...



Paper bag funcional





Casey Ng criou uma embalagem chamada BoxBag para ser uma forma rápida e fácil de transportar e servir "fish and chips" na Nova Zelândia mas é inegável que esta embalagem serve a muitos outros propósitos e produtos, não é verdade?

Uma reinterpretação inteligente do tradicional saco de papel mas com uma simples faixa picotada ao redor de sua base (feita com papel mais rígido), o que transforma a embalagem de transporte em um recipiente para servir seu conteúdo. Perfeito para lanches, picnics e refeições rápidas... Boa idéia com simplicidade e muitas possibilidades pela frente :))