Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Design Livre & Open Design - parte 1

30.5.14

Design Livre & Open Design - parte 1


Que tal conhecermos mais sobre os conceitos do Open (source) Design & Design Aberto ou Livre para esclarecermos um pouco as similaridades e as diferenças desses dois conceitos de projeto?

A professora Barbara Szaniecki nos explica que o OPEN SOURCE DESIGN foi inspirado na produção de software livre, totalmente colaborativa nas diferentes etapas de produção e uso de seus produtos. Já o DESIGN LIVRE é algo semelhante ao Open Source mas sem essa relação com a produção de softwares e aplicativos, ou seja, um Design que pode ser, inclusive, mais artesanal. Um bom exemplo de trabalho deste tipo é o projeto da Samara Tanaka que utiliza o Design Aberto no Morro do Alemão para solucionar problemas sociais da própria comunidade.


Frederick van Amstel colaborou com nossa postagem sobre o tema e nos ajuda a entender melhor as diferenças e semelhanças de ambas as práticas de projeto:

"O termo 'Open (source) Design' apareceu pela primeira vez em 1999. Seus autores, da ONG Open Design Foundation, vislumbraram um caminho para promover um método alternativo para o design e o desenvolvimento de tecnologia, a partir da livre troca de informações sobre design.

Hoje, é sintomático o surgimento de plataformas de projetos, como OpenIDEO e o FrogMob(Un)limited Design ContestDroog e Design for Download. No Brasil o Design Livre é uma iniciativa experimentada em espaços como Instituto Faber-Ludens, Corais e LetsEvo, que explora os potenciais do Open Design e trás novas propostas.

De uma maneira geral, poderíamos dizer que Design Livre é um processo colaborativo orientado à inovação aberta. Mas, para realmente entender, é fundamental que você leia o  livro Design Livre."






Vale a pena também ouvir a explicação de Frederick van Amstel, que participou do livro colaborativo 'Design Livre' (baixe gratuitamente clicando aqui), no video abaixo:





De forma complementar a explicação do Frederick acima, acrescento que na ocasião do Design na Praça no Rio de Janeiro em 2013 o tema do DESIGN LIVRE foi debatido e foram apresentadas outras iniciativas que estão sendo desenvolvidas neste sentido aqui no Brasil  (confira os audios das apresentações clicando aqui).

Não sei quanto a vocês, mas sempre que lia a respeito destes conceitos meu pensamento me remetia ao Do-It-Yourself (faça você mesmo). Então conversei com a professora Barbara Szaniecki ( mediadora do Design na Praça no Rio) que nos permitiu, generosamente, compartilhar aqui suas palavras para entendermos melhor esse movimento do Design Livre e de onde vem tudo isto, contextualizando nosso conhecimento em termos históricos. Basta clicar aqui para ler a segunda parte da postagem sobre o tema aqui no blog.

Será que podemos afirmar que Open (source) Design é uma forma de projetar com a colaboração entre vários/os próprios designers, diferentemente do Design Aberto que propõe a participação de outros interlocutores/interessados no processo criativo, além dos designers, como uma co-criação?  Em contrapartida o Open Design disponibiliza seu projeto para que outros façam o seu produto, personalizem ou até repensem o mesmo, enquanto o Design Livre se trata de compartilhamento do conhecimento de design. Acho que podemos resumir desta forma, não é?

Para fechar a postagem, mas deixar o pensamento de todos em ebulição, trago um artigo publicado na Dezeen (em inglês) sobre como o mobiliário open-source não será verdadeiramente "disruptivo" até que produza seu primeiro projeto, realmente, atraente: http://www.dezeen.com/2014/02/14/opinion-justin-mcguirk-open-design-italian-furniture-industry/

Também deixo os textos Open Design e Design Livre não são a mesma coisa (em inglês) + Do faça você mesmo para o Faça junto (em inglês)

Espero que todos tenham esclarecido um pouco seus pensamentos sobre o assunto. Sintam-se a vontade para debater e trazer suas idéias nos comentários da postagem :)



2 comentários:

  1. A diferença é a postura ética frenta à liberdade, o open design é uma metodologia para projetar ou fabricar produtos, sistemas ou serviços baseada na cultura de compartilhamento das redes 2.0, a internet e o open source software. O design livre além de compartilhar uma metodologia parecida, tem uma postura ética frente de liberdade da sociedade e o individuo. É possível criar artefatos para matar manifestantes na rua com a metodologia do open design, enquanto a fonte esteja aberta para o público e ele possa compartilhar, modificar...etc e usar a criação colaborativa para isto e fazer mais eficiente o processo criativo. Na postura do design livre isso é inconsevível de projetar porque atenta contra a liberdade da sociedade e o individuo e leva á uma sociedade mais autoritaria e não a uma sociedade aberta.

    ResponderExcluir
  2. Uma postagem para contribuir ao debate que vale a pena ser lido "Design Livre é o design da criança" > http://designlivre.org/design-livre-e-o-design-da-crianca/#comment-4328

    ResponderExcluir