Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Música e Design Thinking com gelatina - Noisy Jelly

25.3.12

Música e Design Thinking com gelatina - Noisy Jelly



Hoje em dia a experimentação está em alta e poucos materiais escapam das experiências... nem mesmo a sobremesa :) Depois dos tipos feitos em gelatina, inventaram uma outra forma de criar com o doce: formatos volumétricos que geram ruidos ou sons.

O mais interessante é que, estudantes do Ensci - Les Ateliers de Paris, os designers francêses Raphael Pluvinage e Marianne Cauvard criaram um kit (um protótipo totalmente funcional feito com arduino e max/msp onde o video não teve seu som editado) com um pequeno laboratório de química sonoro, proporcionando a experiência a qualquer um, como um jogo... onde o jogador pode criar sua própria gelatina com água e alguns gramas de pó de ágar-ágar (uma substância derivada algas marinhas) adicionando cores diferentes a mistura dentro dos moldes fornecidos.

Com apenas 10 minutos, a forma gelatinosa já pode então ser desenformada sobre o tabuleiro (que é um sensor) que amplia os sons provocados pelo toque nas formas gelatinosas... as variações da forma, de sua concentração de sal, distância e a força do contato do dedo são detectados
e se transformam em um sinal de áudio. A idéia é que o material deve ser manipulado e experimentado...




Fala a verdade! Isso podemos chamar de "pensar fora da caixa" usando o real "pensamento do Design", não? Pois, através desta criação é possível perceber como a eletrônica pode ter uma nova estética e contar com materiais maleáveis... Isso pode ser um marco, ou estaria eu exagerando :))




2 comentários:

  1. Achei incrível o conceito + o vídeo!
    Vocês são demais! Sempre impressionando e trazendo o que há de melhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você curte nossos achados!!
      A intenção é sempre arejar a cabeça de todos com novas idéias e conceitos criativos :)

      Abs,
      Carol Hoffmann

      Excluir