Hoje tem aqui mais uma bela criação do designer pernambucano Guilherme Luigi, o mesmo que fez o projeto Lambe-lambe Cobogó e a dingbat Cobogó. Guilherme, sempre inspirado na cultura nordestina, desta vez explorou o universo gráfico do sertão, sua pesquisa envolveu consultas ao acervo do Memorial Luiz Gonzaga ao desenvolver uma linha de estampas para aplicação têxtil.
O universo iconográfico construído por Luiz Gonzaga ao longo de sua vida e obra foi a inspiração para o designer Guilherme Luigi criar, no total, 12 estampas para linha têxtil Estampas Gonzaguianas, que serão expostas a partir deste sábado (6/12), quando o projeto Estampas gonzaguianas será lançado no centro cultural Cais do Sertão, às 17h, em Recife.
O designer usou referências coletadas em capas de discos e letras das músicas de Gonzagão, além de se inspirar também no ensaio do fotógrafo Josivan Rodrigues sobre o trabalho do artesão Zé do Mestre (que tem página no facebook :) As estampas foram organizadas em: Sertão ("com o universo simbólico referente ao lugar de onde Luiz Gonzaga falava, com paisagens, fauna e flora locais"), Traje ("que trata da indumentária de couro e acessórios em couro e metal diretamente ligados à estética do cangaço e do vaqueiro") e Música ("na qual busca representar o universo poético, o que provoca sentimentos, emoções e sensações").
Um mar de Juazeiro |
Inspiração nas costuras de couro |
Inspiração nos adereços de couro |
Nas imagens abaixo vocês podem conferir os testes de aplicação da estampa a almofada e estofados :) Acho que vale muito a pena ficar ligado nas novidades deste projeto, Estampas Gonzaguianas, lá na página do Facebook e no instagram do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário