Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Design de Superfície que celebra a cultura Nordestina: Estampas Gonzaguianas

3.12.14

Design de Superfície que celebra a
cultura Nordestina: Estampas Gonzaguianas






Hoje tem aqui mais uma bela criação do designer pernambucano Guilherme Luigi, o mesmo que fez o projeto Lambe-lambe Cobogó e a dingbat Cobogó. Guilherme, sempre inspirado na cultura nordestina, desta vez explorou o universo gráfico do sertão, sua pesquisa envolveu consultas ao acervo do Memorial Luiz Gonzaga ao desenvolver uma linha de estampas para aplicação têxtil.

O universo iconográfico construído por Luiz Gonzaga ao longo de sua vida e obra foi a inspiração para o designer Guilherme Luigi criar, no total, 12 estampas para linha têxtil Estampas Gonzaguianas, que serão expostas a partir deste sábado (6/12), quando o projeto Estampas gonzaguianas será lançado no centro cultural Cais do Sertão, às 17h, em Recife.





O designer usou referências coletadas em capas de discos e letras das músicas de Gonzagão, além de se inspirar também no ensaio do fotógrafo Josivan Rodrigues sobre o trabalho do artesão Zé do Mestre (que tem página no facebook :)  As estampas foram organizadas em: Sertão ("com o universo simbólico referente ao lugar de onde Luiz Gonzaga falava, com paisagens, fauna e flora locais"),  Traje ("que trata da indumentária de couro e acessórios em couro e metal diretamente ligados à estética do cangaço e do vaqueiro") e Música ("na qual busca representar o universo poético, o que provoca sentimentos, emoções e sensações").




Mandacaru - Estampa com estrutura de listras, mas que remete a labirinto, pois os caminhos da caatinga podem ser um emaranhado difícil para quem não domina seus segredos. O florescer do mandacaru foi usado por Luiz Gonzaga para falar do nascimento do amor.


Um mar de Juazeiro

Flor de Lis - Elemento muito usado no artesanato em couro, básico para a criação de outros símbolos, a flor de lis é herança das primeiras estampas e da heráldica, remete aos cavaleiros medievais. Montada em poá, criada para composição com outras estampas.

Inspiração nas costuras de couro

Inspiração nos adereços de couro

Nas imagens abaixo vocês podem conferir os testes de aplicação da estampa a almofada e estofados :) Acho que vale muito a pena ficar ligado nas novidades deste projeto, Estampas Gonzaguianas, lá na página do Facebook e no instagram do projeto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário