Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Lambe-Lambe Cobogó

25.7.13

Lambe-Lambe Cobogó




Intervenção urbana acima, em Recife, usando cartazes no estilo lambe-lambe homenageando os brasileiríssimos cobogós é obra e criação do designer Guilherme Luigi, que se inspirou no trabalho de pesquisa do livro a ser lançado "Cobogó de Pernambuco". Pois no último dia 20, saiu envelopando fachadas e estampando os muros da cidade :) Fala a verdade, deve ter uma parede ai na sua casa ou escritório que você faria o mesmo, né?










Quem gosta de curtir os bastidores criativos vai gostar de conferir abaixo a geometria por trás dos desenhos de cada um dos cobogós estampados e inspirados nas pecas reais.




Na imagem logo cima, nas palavras do próprio Guilherme, "o histórico cobogó da caixa d'água de Olinda. Pra quem quer saber mais sobre esse elemento que fez parte da historia da arquitetura moderna brasileira é só ficar atento ao lançamento do livro Cobogó de Pernambuco, capitaneado por Josivan Rodrigues e com projeto gráfico primoroso de Raul Kawamura..."








Mais sobre os cobogós: herança da arquitetura islâmica, inspirados nos murais de madeira, nossos cobogós foram originalmente construídos em cimento. É uma criação brasileira, patenteada em 1929 por 3 engenheiros atuantes em Pernambuco: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis. As iniciais de seus sobrenomes deram origem ao criativo nome cobogó.



Aliás, tem outro projeto lindo do Guilherme Luigi que ganhou destaque na 10a Bienal de Design Gráfico, foi a identidade visual desenvolvida para o centro de artesanato de Pernambuco. A diversidade da produção artesanal do Estado norteou o desenvolvimento do projeto. Cada letra do nome Pernambuco foi desenhada a partir de referências de peças características do próprio artesanato, envolvendo todas as suas tipologias e cada uma delas se desmembra para formar estampas de suporte para as aplicações da marca.











2 comentários:

  1. Adriana Hoffmann28.7.13

    Seu blog está maravilhoso!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, viu? Bom te "ver" por aqui :)

      Bjs,
      Carol Hoffmann

      Excluir