Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Cerveja no saquinho

23.6.14

Cerveja no saquinho






Trago hoje este projeto conceitual de Wonchan Lee para todos pensarem que não podemos ser simplistas na hora de projetar. Pesquisa sobre as características do produto, seu processo industrial e momento de consumo é fundamental. Neste caso o designer só pensou na questão da embalagem, provavelmente não pesquisou o motivo da cerveja ser embalada em vidros no tom âmbar, por exemplo. Um ponto muito importante no que tange um projeto de embalagem é a questão da manutenção da qualidade do produto da produção até o momento do consumo. A idéia de embalar cerveja em sacos parece interessante a princípio, mas daí a dúvida não recai sobre o material plástico e sim sobre a incidência de luz sobre o produto: a cerveja.



Para esta questão consultei o Armando Fontes, designer e expert em cervejas artesanais e gestão de marcas de cervejas que fala o que acha para gente:

"São várias as considerações, o projeto é conceitual mesmo porque não daria certo em condições normais. A cerveja vai sempre pressurizada (na garrafa de vidro ou lata). Numa embalagem de tetrapak ou plástico flexivel não daria certo. No máximo pet.

A transparência do material é outro problema. Garrafas são normalmente âmbar pra proteger a bebida, pois a luz interfe no lúpulo (que dá amargor, aromas e é um conservante natural da cerveja). A incidência de luz nas cervejas mais delicadas causa um efeito chamado "light struck" que dá um cheiro que é semelhante ao de gambá.

A embalagem só levou em consideracao a sustentabilidade, e não levou pensou o processo industrial nem as características do produto. É um erro bem comum, né? Principalmente quando só vemos o projeto num esfera de problemas. A parte psicológica de beber numa embalagem tipo saquinho também não me parece legal. Usar canudo? Seria o fim do "tin tin"?"






Mesmo chegando a conclusão de que este projeto conceitual provavelmente nunca seria implementado, vale a pena mostrar que em outras condições o plástico pode ser uma boa idéia… Você tomaria refrigerante em saquinhos, por exemplo? Vale relembrar o refrigerante para viagem que, diferente desta proposta daqui, se trata de uma adaptação a uma prática de consumo local do produto em El Salvador. Agora percebem como tudo depende do contexto?

Super pertinente completar esta postagem com o comentário do Luis Gustavo Coutinho lá no facebook: "Certíssimo! No saquinho, só se for para o consumo imediato, como fazem os vendedores de rua chineses (vide video abaixo)"

2 comentários:

  1. Certíssimo! No saquinho, só se for para o consumo imediato, como fazem os vendedores de rua chineses: www.youtube.com/watch?v=w7FSwE0vOY0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por sua contribuição Luis :) Acrescentado na postagem!
      Abs

      Excluir