Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Can City, reaproveitando latas de alumínio, óleo e garrafas de vidro

8.8.13

Can City,
reaproveitando latas de alumínio,
óleo e garrafas de vidro



















Mesmo para quem já viu, ou foi a exposição pessoalmente, vale muito admirar este belo trabalho do Studio Swine (formado por dois designers brasileiros que hoje vivem e trabalham na Inglaterra) para o Coletivo Amor de Madre em parceria com a Heineken. “Can City” (em português, cidade de lata) é o nome deste projeto criado pelo Studio Swine que tem como linha de pensamento a exploração do design através da inovação de materiais, criando novos sistemas sustentáveis, dando igual importância à estética, acreditando que o design é o grande agente de mudança.

Para o reaproveitamento das latas de alumínio, e sua transformação em móveis, foi projetada uma fornalha móvel para fundir o alumínio, que tem como base um barril de chopp e concreto e utiliza óleo vegetal descartado e coletado em bares e cafés locais como combustível. O projeto é open source e estará disponível no site www.studioswine.com. A ideia é que ele possa ser aplicado em outras cidades do mundo pelo maior número de pessoas, por sua fácil execução.

Segundo Olívia Yassudo: “São Paulo é o maior pólo de reciclagem do Brasil e, em cada esquina da cidade, há um boteco que utiliza óleo vegetal e descarta latas e garrafas, então vimos nisso uma oportunidade. Considerando a lei dos resíduos sólidos, essa é uma maneira de resolver o problema do descarte de forma artística”.




Já as garrafas de vidro verde são reaquecidas e fundidas em grandes lâmpadas por um soprador de vidro local, em um trabalho inteiramente manufaturado. As lâmpadas se utilizam da forma original do gargalo da garrafa, formando um único pingente de luz que pode ser agrupado em uma coleção de novas formas. O produto final são luminárias exclusivas, que são utilizadas com fitas de led. Lindos projetos, não? Mas o que dá mais orgulho é que foi uma iniciativa brasileira :) Parabéns Olívia!!









2 comentários: