Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Heineken WOBO e o protótipo Cube: em busca de soluções para embalagens de vidro

1.9.12

Heineken WOBO e o protótipo Cube:
em busca de soluções para embalagens de vidro



Upcycling é um termo atual, cunhado pelo conceito Cradle to Cradle dos autores William McDonough e Michael Braungart, mas a idéia de transformar o que é considerado resíduo em um novo produto útil teve uma iniciativa inovadora à frente de seu tempo em 1963.

Como conta a história, Alfred Heineken teve uma idéia visionária, 50 anos muito cedo do que qualquer iniciativa já vista em termos de sustentabilidade em projeto de embalagem, quando em uma turnê mundial pelas fábricas da Heineken. Quando visitou a fábrica da Heineken na ilha caribenha de Curaçao em 1960, viu muitas garrafas jogadas na praia pois na ilha não existiam meios econômicos de devolução dos frascos. Alfred também percebeu a falta de material de construção a preços acessíveis em contraponto a falta de condições de vida que assolavam as classes menos favorecidas de Curaçao.

Pensando em uma solução para estes problemas, Alfred Heineken criou junto com o arquiteto holandês John Habraken o que ele chamou de "um tijolo que mantém a cerveja", incluindo uma concepção ecológica no ciclo de vida da embalagem do seu produto, através da idéia de uma garrafa em formato de "tijolos" que poderiam ser reaproveitadas como material de construção.



Foram produzidas 100.000 unidades em dois tamanhos, que deveriam ser dispostas horizontalmente no momento da construção. Um dos desafios da construção “era encontrar uma maneira em que cantos e aberturas poderia ser feita sem cortar garrafas”. Hoje em dia, as garrafas são muito raras e tornaram um item de colecionador. Existem apenas duas estruturas construidas (um galpão na propriedade da Heineken e um muro feito de WOBO no Museu Heineken em Amsterdam) onde a embalagem foi utilizada.

Deu vontade de ver esta iniciativa nos dias de hoje? Pois deve ter sido esta a motivação a do designer Petit Roman , provavelmente inspirado pelo projeto original da WOBO, criou o protótipo de garrafa Cube. Projetado para reduzir o espaço entre as garrafas em um pacote de cervejas, o protótipo do Cubo otimiza o armazenamento ao longo da cadeia: do fabricante ao consumidor. Uma nova forma de beber, econômica e ecológica ... e nos lembra imediatamente do projeto original, não é?





via + via + via + via

Nenhum comentário:

Postar um comentário