Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: O Futuro do Design

10.6.15

O Futuro do Design



Esta postagem é para abrir a mente e levantar pensamentos :)

Começamos com uma visão atual e um projeção de um futuro próximo: um "produto" hoje raramente é apenas físico e as expectativas do consumidor para estes produtos são de experiências significativas, maiores do que nunca. O desafio para os designers é trazer empatia e sensibilidade para o seu trabalho, independentemente das ferramentas e tecnologias à sua disposição. O bom designer será o bom "tradutor" das expectativas em uma "entrega" de uma experiência. Ai entram questões mais elaboradas e muito mais importantes além da simples polêmica simplista sobre desenhos de marca e uso de softwares. Devemos abandonar o simples debate técnico e adotar um pensamento holístico.

Segue importante trecho traduzido e adaptado do video acima:

"Vemos muitos ensinamentos sobre 'o que' e 'como' e o 'porque' parece ter ficado de lado, sido negligenciado, mas é a habilidade mais importante. Entender os aspectos contextuais é muito importante não apenas para determinar o que projetar, mas principalmente porque projetar [...] as pessoas consideram o profissional de design um criativo "solucionador de problemas", mas ser designer também é sobre 'colocar as coisas no mundo', em um mundo de pessoas, culturas e relações sociais."




Este mundo de pessoas se tornou um mundo de expectativas que são vendidas e devem ser entregues. Isso significa que o desafio para as organizações grandes e pequenas é a mesma: criar melhores experiências e aprofundar as relações com os consumidores, diminuindo a lacuna entre a expectativa (promessa) e a experiência do consumidor (entrega).





Aqui nesta conversa se encaixam perfeitamente os novos dispositivos 'wearables', roupas e acessórios que incorporam tecnologias de eletrônica e computação avançados.  Não podemos ignorar as possibilidades, os usos potenciais mas também a especulação e os caminhos da computação incorporada em objetos de nosso dia-a-dia. Alguns exemplos são as iniciativas do Nike FuelBand e do Google Glass.

Afinal as tecnologias estão se transformando e ao longo dos anos e, em breve, dispositivos poderão ser levados como partes integrantes de nossas roupas e corpos sendo projetados para usarmos quase sem pensar. Acho importante  lembrar que em muitos casos estas tecnologias podem não ser apropriadas pelas pessoas como elas foram projetadas. Muitos de nós e, principalmente, as novas gerações não serão passivas em relação a estas tecnologias encontrando novos usos para as mesmas ou até mesmo negando-se a incorpora-las em seu dia-a-dia. Sabemos que apenas uma pesquisa empírica, em cada cultura, poderá nos revelar tais fatos. Um bom exemplo para este debate é como o Google Glass foi recebido pelas pessoas quando estava em teste. A questão se desenrolou pra a aplicação da tecnologia em lentes de contato. Ai temos muito debate acerca de ética nos usos destas novas tecnologias e direito a privacidade. Mas o que vale é pensar e debater! Como é que a tecnologia "de vestir" (wearable) se encaixa em nossas vidas diárias? É uma tendência passageira, ou o futuro da computação? Será que viraremos seres híbridos? :)

Ficam aqui questões em aberto: sintam-se a vontade para comentar abaixo e aproveitem os videos que são excelentes para pensar!

Esta postagem foi inspirada por uma super dica da Mabel Lazzarin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário