Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Dessalinizador de água caseiro e portátil

26.1.15

Dessalinizador de água caseiro e portátil





Em tempos de falta d'água que todos percebem a importância de um projeto destes! O designer italiano Gabriele Diamanti desenvolveu o projeto do Eliodomestico de 2005 a 2012, ano em que recebeu diversos prêmios pelo projeto. Em 2011 seu projeto foi publicado em diversos veículos de comunicação e hoje, 2015, percebemos o potencial e importância do mesmo.



O dessalinizador de água caseiro Eliodomestico é um projeto aberto sob licença Creative Commons, ou seja, você pode construir o seu mas precisa citar a fonte original.






O projeto que Gabriele desenvolveu é um destilador de água que funciona com o calor do Sol, feito de terracota, plástico reciclado e zinco anodizado o dispositivo produz 5 litros de água potável e foi projetado utilizando tecnologias tradicionais, funciona sem filtros nem eletricidade, e requer uma manutenção mínima. Além disso, pode ser construído com materiais extremamente baratos, disponíveis em praticamente todos os países do mundo (é feito de cerâmica/barro cozido).

É bem fácil de usar: na parte da manhã deve-se encher o tanque de água com água de uma fonte local, deixar exposto ao sol direto por, pelo menos, 8 horas, e à noite coletar a água dessalinizada na bacia da base do aparato. Boa idéia! Acho que vai ter gente querendo um para ter em casa, hein?







Uma dica do grande Guto Lins

Um comentário:

  1. Essa idéia merece aplausos. Simples, funcional, barata e eficiente. É de grande ajuda para aquelas comunidades mais carentes e que necessitam de água de melhor qualidade do que a que dispõem. Parabéns ao desenvolvedor do equipamento.

    ResponderExcluir