6.9.14
Beat Blox
Beat Blox é uma plataforma interativa de música que oferece uma oportunidade de expressão criativa livre sem a necessidade de conhecimento prévio sobre o assunto. Se trata de um projeto de graduação de autoria de Per Holmquist do Beckmans College of Design na Suécia.
O projeto inclui um mecanismo musical o qual permite a qualquer um criar e experimenter com sons, de uma forma divertida e acessível. A instalação é composta por três plataformas giratórias construidas usando uma placa de Arduino e 15 sensores digitais, no total, dos quais cinco estão localizados dentro do braço de madeira acima das plataformas giratórias. Estes sensores permitem que a "máquina" interprete onde você coloca os blocos. Os dados de localização são então transmitidos de volta através de um sistema baseado em Arduino, que cria diferentes batidas e sons a partir das combinações criadas por você.
No projeto o designer usou blocos coloridos de brinquedos para compor cada batida e tornar a interação mais divertida. À medida que o usuário adiciona um bloco a plataforma, o sensor identifica-o a um som. Combinando todas as três plataformas giratórias é possível produzir excelente experiências sonoras!
Acho válido trazer nesta postagem outra criação baseada em sons: Ryan Raffa criou em 2011 o "RhythmSynthesis" onde utiliza uma grande variedade de formas e cores também em uma plataforma. Embora ambos utilizem a mesma tecnologia, a interação e experiência do usuário é diferente em cada um dos projetos, mas o objetivo de ambos é fazer música mais interativa e acessível às pessoas. Inspirador!
Tem outra versão experimental feita apenas com câmera e software que vocês podem conferir vendo o video clicando aqui.
Para quem curte plataformas completamente digitais vale conferir o aplicativo Geometric Music onde você pode usar formas geométricas para editar suas músicas :) e o aplicativo Visio que permite criar animações visuais sincronizadas com música. Divirtam-se!
Uma dica da Olivia Yassudo
por
Carol Hoffmann
em:
brinquedos,
cores,
design,
design de produto,
experimental,
musica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário