Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Tornando padrões de som visíveis

31.7.14

Tornando padrões de som visíveis





O designer Demian Conrad usou os experimentos acústicos de Ernst Chladni em seu processo criativo na criação da identidade visual para a orquestra Camerata de Lausannea.




O designer Demian Conrad questionou como poderia representar graficamente algo invisível aos olhos como a música?  Para representar a orquestra ele procurou evitar o uso de imagens corriqueiras do mundo da música (notas, instrumentos, etc).

Então como visualizar o som? Logo sua pesquisa levou-o ao trabalho de Ernst Chladni, um físico alemão e pai da acústica moderna. Chladni descobriu que um disco de cobre polvilhado com areia friccionado com um arco poderia obter figuras geométricas. Este experimento demonstrou que a música também tem um efeito físico sobre a matéria.

Chladni compunha padrões visuais em areia fina que cobria uma placa rígida de metal, fazendo esta vibrar sonoramente ao friccionar em sua borda um arco de violino ou um pedaço de gelo.

Quanto mais elevada fosse a frequência, mais complexas se tornariam as formas produzidas, muito similares a mandalas, azulejos árabes, rosetas de vitrais de igreja. Conforme o formato da placa (circular ou quadrangular), os nódulos de oscilação (onde a vibração é mínima ou nula) registrados pela areia também variavam.








A criação da identidade visual da Camerata de Lausanne seguiu a linha geométrica descoberta por Chladni. Para tornar a representação mais contemporânea e torná-la mais controlável, foi usado um software escrito por Mathieu Rudaz que permitiu gerar imagens diretamente no computador utilizando uma freqüência específica.


Chladni software generator de Mathieu Rudaz


Para trazer para a identidade o ar contemporâneo do conjunto, composto por jovens e talentosos músicos, foi escolhida uma fonte modernista e minimalista: Neutraface. Além disso, foi pedido ao tipógrafo Emmanuel Rey para equilibrar a geometria do logotipo refinando sua micro-definição.

A identidade visual da Camerata de Lausanne é dinâmica e foi criada para se adaptar a hora do dia ou ao contexto. Se encaixa perfeitamente nos critérios atuais de identidades dinâmicas. Belo pensamento de projeto e excelente resultado!





via

Nenhum comentário:

Postar um comentário