1.8.14
Projeto Lá tinha
O projeto Lá Tinha foi idealizado por Bob Ferraz e pelo fotógrafo Diego Bastos Cunha e pretende mostrar às crianças novas formas de aprendizado através de um novo olhar sobre sua própria comunidade com seus registros fotográficos. Além da criatividade, as oficinas pretendem estimular a autoconfiança, as habilidades manuais e a capacidade dos jovens em questão ao produzir algo com uma embalagem que diariamente é descartada por milhares de portugueses.
A comunidade em questão fica em uma região carente de Lisboa, Portugal, que tem como grande símbolo cultural e gastronômico a sardinha, que são normalmente comercializadas em ‘latinhas’. Os criadores juntaram a idéia do reaproveitamento da embalagem da sardinha e idealizaram um projeto que ensina as próprias crianças a construírem suas máquinas fotográficas artesanais a partir das latas de sardinha e outros objetos encontrados em casa (a única exceção é o filme fotográfico). Me parece que as câmeras são pinholes.
O nome Lá Tinha, além de ser uma brincadeira com a nomenclatura da embalagem "latinha", traz a idéia de que os participantes possam mostrar, através das suas fotografias, tudo o que "lá tinha", tudo o que tinha ao seu redor. As fotos captadas durante as oficinas são postadas no site do projeto com o nome do autor, para que todas as pessoas do mundo possam conhecer o seu ponto de vista.
Gostou da idéia? Quer fazer parecido? Tem uma pinhole para baixar e montar aqui. Dá para acompanhar o projeto Lá Tinha pelo facebook clicando aqui.
por
Carol Hoffmann
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário