Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Tipo 4D

25.6.14

Tipo 4D



O Estúdio Lo Siento de Barcelona criou uma tipografia que pode ser vista além de sua largura, altura e profundidade (3 dimensões), sendo também vista através dela mesma…

A criação foi chamada de Tipo 4D e é resultado de uma interseção na forma ortogonal espacial com duas extrusões de um mesmo carácter, o que permite ao espectador lê-lo de, mínimo, duas posições diferentes no espaço.








Esse alfabeto foi projetado para ser uma parte do stand promocional da Fedrigoni. Uma vez que o estande foi pensado como uma instalação com letras penduradas no teto com fio de nylon, houve a busca por uma forma de permitir a legibilidade a partir de diferentes pontos de vista. Pois a idéia acabou se tornando um projeto pessoal do estúdio que decidiou desenvolver o alfabeto inteiro. A criação deste alfabeto e os erros que ocorreram durante o processo de criação guiaram novas idéias para projetos futuros :) como todo bom projeto pessoal e experimental deve ser.








Quando queremos apreciar uma forma arquitetônica em particular, somos forçados a nos movimentar para apreciar todos os detalhes, pois mudança de perspectiva gera novos espaços em que a luz age de maneiras diferentes. Neste caso, é a tipografia, que faz com que o esforço de abandonar suas duas dimensões se aproxime do sentido arquitetônico. As peças daqui foram construídas em pedaços de papel cartão branco.




Um comentário: