Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Tinta para ensinar música

28.6.14

Tinta para ensinar música





MusicInk é uma idéia maravilhosa que pretende ensinar música para crianças através de uma tinta especial eletricamente condutiva, uma placa de Arduino programável e um sensor de toque (MPR121 Sparkfun).



Tudo começa com o desenho que as crianças fazem de instrumentos em uma folha de papel usando a tinta especial, depois seus desenhos são conectados ao sensor que detecta quando a tinta é tocada com as mãos e corresponde o toque a uma nota musical (especialmente gravada pela Orquestra Filarmónica de Londres).

MusicInk é um projeto concebido para educar crianças acerca dos conceitos musicais de base, de uma forma interativa, visual e memorável. Concebido na forma de um kit, onde se inclui a tinta, stencils de instrumentos, e todos os componentes elétricos necessários para criar facilmente a experiência musical inusitada e surpreendente da orquestra ilustrada. Aliás, poderíamos dizer que é uma orquestra bem gráfica :) pois cada instrumento tem uma representação característica a ser pintada no stencil (clique na imagem abaixo para conferir o traçado criado para cada instrumento e suas sonoridades)




Uma delícia ver o video abaixo onde a criação dos designers Riccardo Vendramin e Gilda Negrini, com ajuda do engenheiro de software Luong Bui, fica evidente como uma experiência especial no momento educacional.









via

Nenhum comentário:

Postar um comentário