Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Penas Artesanais para Caligrafia

30.6.14

Penas Artesanais para Caligrafia



O professor Volnei Matté compartilha generosamente em seu flickr um tutorial de como fazer penas artesanais para caligrafia e desenho de letras. Trago seu relato que é divulgado juntamente com seu album-tutorial:

"Quando comecei a experimentar os primeiros riscos caligráficos, em 2009, fortemente movido e auxiliado pelo livro do David Harris, A arte da caligrafia,  senti falta imediata de materiais que permitissem trabalhar com letras maiores.

As penas disponíveis eram as tradicionais encontradas na maioria das papelarias nacionais. As melhores e, principalmente, as automatic pens, só importando mesmo. Então, comecei a testar alguns modelos de penas, buscar referências de outras, e começar a construir algumas penas que fossem fáceis de fazer e resultassem em boas possibilidades caligráficas.

Comecei pesquisando no livro de Lisa Engelbrecht, que mostra algumas penas artesanais, especialmente a Cola Pen (ou Folded Pen). Que foi uma dureza aprender a usar sozinho... Depois desenvolvi outros tipos de penas, com chapas offset, com antenas de TV, e outros materiais alternativos. Várias já permitiam um bom resultado. Após fazer um curso com a Andréa Branco em Abril de 2011, recebi dela estes links com várias possibilidades de penas artesanais:

Sketcheria
Plumas Alterlatinas
Re-type

Assim, voltei do curso e me dediquei a construir outras penas mais aprimoradas. Para meus alunos que fazem caligrafia, essas penas artesanais são muito funcionais, acessíveis e já na primeira aula, cada aluno constrói várias dessas penas e usa o semestre inteiro. Este tutorial foi feito com a inestimável ajuda de dois alunos, Gabriel Santini Pompeo e Maíra Woloszyn, que inclusive já ministraram uma oficina no NDesign sobre a construção de penas artesanais."






















Este passo-a-passo acima está bem mais detalhado no album original, ok? Além de você encontrar tutoriais de outros desenhos de penas artesanais. Para ver cliquem aqui.


A seguir videos que mostram com usar as penas verdadeiras :) Aqui neste tutorial estamos falando de uma proposta artesanal e acessível a qualquer bolso, mas vale a pena ver os videos abaixo para entender como funciona o instrumento original. Pelo video dá para perceber como a pressão correta libera ou não a tinta sobre o papel e como a posição da pena em relação ao papel muda o resultado do traçado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário