Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Iconografia das Carrocerias de Caminhão

19.11.13

Iconografia das Carrocerias de Caminhão







As imagens acima são parte da pesquisa ‘Iconografia das Carrocerias de Caminhão de Pernambuco’ de Fatima Finizola e Damião Santana que optaram por disponibilizar o resultado da pesquisa na forma de uma fonte digital para democratizar o seu uso e ampliar seu alcance, na medida em que permite que qualquer usuário, designer ou não, possa utilizar o banco de imagens produzido, de forma a promover a cultura popular, particularmente de Pernambuco, através do uso de um rico conjunto de elementos gráficos.



Dá para usar os elementos gráficos em produtos e objetos, de forma a difundir a nossa cultura. Os elementos da fonte podem ser combinados, remixados e organizados em malhas que podem dar origem a uma infinidade de texturas e estampas. O seu uso isolado também remete ao universo e estética popular.

Se você não imagina um uso, olha este tipo de grafismo aplicado... podem virar estampa como nesta  coleção da marca Amapô :)) Apresentada no desfile no SPFW inverno 2014 conforme vocês podem conferir na foto abaixo (é a estampa da direita) Super idéia, não é?





Mas este projeto de pesquisa iconográfica não termina aqui, pois gerou importantes descobertas e um rico acervo de imagens deste objeto de estudo. O próximo passo será um livro impresso e um segundo estilo da fonte carroceria, retratando os outros ornamentos confeccionados de forma manual a partir do uso do pincel que não foram incluidos nesta 1ª etapa. Acompanhem as novidades pelo site do projeto e aproveite a visita para fazer seu download gratuito da fonte dingbat de carrocerias de caminhão :)




Eles também acabaram de lançar outro projeto sobre tipografia vernacular, chamado "Abridores de Letras de Pernambuco", do qual falaremos mais detalhadamente em breve por aqui!

Curtiu? Então você também vai gostar de conhecer a fonte dingbat desenhada a partir dos brasileirríssimos cobogós

Um comentário:

  1. Que lindos! Bem que os caminhões do RS poderiam ser assim também!!

    Beijos,
    Paula Szk

    ResponderExcluir