26.8.13
In House Design, literalmente...
O designer de produto londrino David Steiner, recém-formado no Royal College of Art, criou o projeto intitulado "In House" onde transforma sua casa em uma oficina de objetos utilitários do dia-a-dia feitos a mão.
Assistam ao video e percebam como ele simplificou e transformou de forma caseira técnicas de produção industrial, incluindo métodos de moldagem e fundição (de moldagem de madeira a quente/vapor usando o microondas a moldagem de pasta americana, além de uma roda de oleiro improvisada), corte e dobra de materiais. A intenção foi a utilização de equipamento especializado o mínimo possível, construindo seus próprios dispositivos e modificando os aparelhos e objetos domésticos existentes, assim como o genial elemento rotativo de eixo duplo fixado com parafusos dentro do tambor de uma máquina de lavar.
Neste projeto os objetos resultantes não são o objetivo e meta, mas um subproduto do processo. Embora os resultados sejam belos e possuam uma estética particular que revela os métodos artesanais implantados, é o processo em si que é importante aqui: a proposta de Steiner é explorar o potencial da casa como uma fábrica domesticada que magicamente transcendeu o espaço urbano e se transformou em uma infinidade de possibilidades surpreendentes :) O projeto de David Steiner é um exemplo concreto de processos de produção sustentáveis.
"Há definitivamente um link consciente entre a cultura do DIY e a auto-suficiência. Na verdade, a razão pela qual eu queria explorar as novas funções desses objetos como dispositivos de produção foi, em parte como uma reação à crescente prevalência de fabricação digital. Eu tentei manter quase que exclusivamente o uso de matérias-primas encontradas dentro de uma casa, para que todo o projeto fosse muito auto-suficiente."
David Steiner
Abaixo as "ferramentas" criadas por David (da esquerda para a direita): roda de oleiro feita com Mixer, dispositivo rotatório para máquina de lavar, gabarito de "flexão", torno feito com liquidificador, molde dos talheres.
por
Carol Hoffmann
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário