Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Parquinho feito a mão

28.3.12

Parquinho feito a mão



Já imaginou criar com agulha de crochê um parque colorido inteirinho? Praticamente uma instalação de arte... interativa.


Incríveis as cores e formas orgânicas da instalação acima, não é? Além do mais interessante, as crianças interagindo com a obra: uma inscrível instalação em formato de um parque infantil bem especial :) Esta linda obra é da artista têxtil Toshiko Horiuchi MacAdam e foi feita em um pavilhão permanente no Hakone Open-air Museum no Japão.




"Tudo aconteceu por acaso. Duas crianças entraram na galeria onde ela exibia outra exposição (da foto acima) e, felizmente desconhecendo os protocolos usuais de uma exibição de arte, pediram para mexer e brincar. A artista observava nervosamente enquanto as crianças subiam na estrutura, mas em seguida ficou emocionada ao descobrir que o trabalho, de repente, ganhou vida de maneiras que ela nunca havia imaginado. Ela percebeu que o tecido assumiu nova vida - balançando e alongamento com o peso dos corpos pequenos, formando bolsas e outras transformações inesperadas, e acima de tudo, havia os sons da alegria indisfarçável de crianças explorando um espaço e uma nova brincadeira".

A partir daí, o seu trabalho foi deslocado para fora da galeria, e de suave e monocromático foi transformado em um arco-íris cheio de cores para as brincadeiras das crianças. Como as peças de crochet não podem ser expostas à chuva ou à luz ultravioleta, foi criado um espaço com integrado ao ambiente local, onde o exterior e o interior quase não possui fronteiras... O espaço atrai pessoas como uma fogueira. As crianças brincam dentro da rede assim como o fogo e os pais sentam a volta sobre as madeiras :)

A nova e colorida instalação foi produzido em estreita colaboração com engenheiros estruturais e arquitetos, além de outros profissionais e foi inaugurado em julho de 2000 após três anos de planejamento, testes e construção.





Maa parquinhos inovadores requerem um enorme compromisso:
"... ciclos intermináveis ​​de discussão e aprovação, com atenção meticulosa aos detalhes ... [incluindo] uma réplica em escala menor de madeira e precisas redes de crochê com fio de algodão fino. Mesmo assim, era difícil avaliar muitas coisas. Todos os fatores tiveram de ser calculados na tentativa de erradicar qualquer risco de perigo inaceitável."

Durante a montagem final, Toshiko fazia crochet por dez horas diárias, muitas vezes, de joelhos, até a instalação ser completamente concluída... de se admirar pelo trabalho artesanal e pela beleza e qualidade final!!




Quer saber mais sobre projeto de parques infantis? Não deixe de pesquisar no excelente blog PlayGround Designs. Conheça outros artistas do crochet aqui e não deixe de conhecer um trabalho com excelente qualidade e estética também artesanal como o desta postagem: o brasileiro Ernesto Neto que já passou até pelo DesignBoom :)

Um comentário: