Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Nimbus, o caçador de nuvens

5.4.16

Nimbus, o caçador de nuvens





Nimbus - o caçador de nuvens -  é um projeto de animação que venho acompanhando a tempos e que capturou minha atenção desde o início :)

O projeto surgiu, inicialmente, de um pequeno livro criado pelo Marco Nick em um exercício da faculdade, que acabou inspirando outros no caminho.

"Sim, o projeto começou em sala de aula em um exercício de Expressão Gráfica que consistia em quatro etapas: A primeira era captar imagens de texturas, aleatoriamente, aquelas que mais chamassem a atenção. Depois, selecionar apenas cinco imagens de todas que foram registradas. E por último, ressignificar essas imagens, através de livres interferências. Transformar essas texturas em uma nova imagem. E nesse momento, o personagem da história surgiu, as texturas viraram cenários em que um pequeno personagem interagia, resultando numa série de postais intitulada de "Viagem do menino sem mala" nos conta a equipe do Factorio Studio + Leben108


Postais do exercicio da faculdade "Viagem do menino sem mala"

"Após todo esse processo, foi nos dado um novo desafio como exercício. Transformar o resultado obtido em um produto, com novas experimentações estéticas. E foi nessa etapa que surgiu a primeira idéia do Nimbus. Ainda sob o título 'Viagem do menino sem mala' foi criado um pequeno livro com a história daquele personagem da série de postais. Uma história sobre um menino que queria viajar mas não tinha uma mala para carregar a única coisa que tinha de valor: seus sonhos. Essa história ficou guardada por um bom tempo, até que em uma conversa com o pessoal da Leben108 filmes, surgiu a idéia de montar um roteiro baseado nesse pequeno livro. Foi quando escrevemos o projeto e submetemos ao processo de edital Curta Criança do Ministério da Cultura."

O projeto, então, se transformou no que é hoje através da parceria da Factorio Studio com a produtora Leben 108 filmes, onde cada um entrou com suas melhores qualidades para transformar a pequena história em um curta metragem de animação.

Uma delícia conhecer o passo-a-passo que está sendo executado pelos designers João Victor e Marco Nick, o qual compartilho com todos vocês desde a inspiração surgida em sala de aula até a experiência da produção da animação, que ainda está acontecendo.








Nimbus, o caçador de nuvens

O Nimbus é um menino sonhador, ingênuo e inocente como toda criança, gosta do lugar onde mora, das pessoas, das nuvens e das estrelas. A sua mania de aprisionar, guardar e engavetar coisas vem da sua função na vila. Apesar de garoto, ele tem um importante papel onde mora, é através da sua caça às nuvens que ele consegue água para toda a vila. Lá não chove normalmente. Logo,  Nimbus é um pequeno caçador, que captura nuvens e as aprisiona em gaiolas presas à uma árvore, no meio da vila, para poder retirar delas a água que precisam.


Desenvolvimento do personagem

Na busca pela forma do protagonista os designers compartilham suas idéias no blog destinado a registrar  os passos da produção: clicando aqui todos podem conferir como aconteceu o desenvolvimento do personagem.












A vila: construindo o cenário

Desde a concepção inicial, foram realizadas alterações significativas no projeto e acrescentadas novas propostas ao curta. No desenvolvimento do cenário não foi diferente, em sua primeira versão, as casas dos moradores e outros elementos que compõem a vila, seriam inseridos digitalmente no cenário da mesma forma que os personagens. Mas, posteriormente, perceberam que construindo maquetes físicas e inserindo-as no cenário real, acrescentariam ao filme uma atmosfera única e um universo mais cativante e particular à história.





Após decidir utilizar maquetes como cenário, o próximo passo foi a escolha do material para sua fabricação. Entre os materiais pesquisados, o metal foi escolhido como uma ótima solução, tanto pelo aspecto visual quanto pelas qualidades estéticas peculiares do material.

A idéia foi utilizar placas de aço e chapas de ferro enferrujado, pois a superfície e as texturas provocadas pela corrosão já possuem um aspecto orgânico, favorecendo sua integração ao ambiente e tornando-a mais real, era como se de fato aquelas casas tivessem sido expostas ao clima da floresta e sofrido suas interferências.










Linda idéia, não é? Eles fizeram uma postagem no blog da animação explicando tudo. Dá para conferir também um álbum da página do projeto no facebook com imagens do processo de fabricacão do cenário da animação

No video abaixo do 'making of' do processo de toda a produção das casinhas da vila dá para entender como o cenário envolveu muito trabalho e mão na massa!




Making of  das gravações

Os designers queriam captar os cenários reais e interferir, posteriormente, com elementos e personagens digitais. A idéia inicial eram cenários em vídeo, com movimentos reais de sombra, texturas e luz, mas só no momento da composição e edição perceberam que precisariam fazer diferente do imaginado...  Sabemos bem como é isso, né? Nem sempre o que planejamos funciona exatamente como o previsto na hora e aí a nossa grande capacidade de resolver os problemas é posta a prova ;)





Coisa mais linda ver o video do processo criativo com a edição das imagens captadas. clica aqui para ver, viu? Aproveita e curte a página do projeto no facebook também.

Olha o teaser com som e trilha no video abaixo. Tá ficando uma graça, não acham? Adoro a forma como o projeto surgiu, ainda na sala de aula, e como está sendo feito, artesanal em várias partes, tornando-o único e mostrando a dedicação dos envolvidos em cada detalhe. Doida para ver como vai ficar a versão deste curta, mas já parabenizo por todo o trabalho até aqui ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário