Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Inspiração matemática, design de móveis e estratégia de place branding: o que isto tudo tem a ver?

14.5.15

Inspiração matemática, design de
móveis e estratégia de place branding:
o que isto tudo tem a ver?



A fita de Möbius é uma superfície geométrica fascinante, com apenas um único lado que representa um loop infinito. M.C. Escher também usava este principio matemático em suas maravilhosas artes. Pois foi a partir deste conceito matemático que Luís Pereira Miguel criou a cadeira United Colors for Benetton em 2012 :) com o objetivo de homenagear Luciano Benetton. A criação foi motivada pelo briefing de participação da competição 'Art on Chairs' : uma personalidade + um designer.

O evento 'Art on Chairs' acontece em Paredes, uma cidade portuguesa da area metropolitana do Porto. Lá a cadeira é o símbolo de sua mais representativa indústria e objeto da sua afirmação nacional e internacional. É por isso que esta peça de mobiliário foi eleita como o ponto de partida de uma ambiciosa exposição, com o objetivo de promover e valorizar sua indústria social e economicamente. O objetivo é afirmar e consolidar a visão estratégica do município de Paredes como Polo do Design de Mobiliário português, capaz de atrair pessoas, talento e negócios criativos, de gerar valor e qualidade de vida.

O evento internacional Art on Chairs é parte fundamental desta estratégia de place branding (se alguém conhecer o termo em português me avise :), que propõe aliar arte, design e criatividade à promoção de um setor fundamental no desenvolvimento social, econômico e cultural da localidade.

Voltando a criação da cadeira Benetton, a mesma foi feita em madeira compensada formando sua estrutura em um formato derivado da fita de Möbius, torcida sobre si mesma originando o espaço do assento. O assento  é feito em Macramé colorido tecido à mão e destaca as origens da empresa homenageada, assim como procura trazer a elegância e a criatividade vibrante da marca em questão.








Aqui abaixo algumas imagens do processo de criação da peça:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário