Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Cerâmica em tecido

10.4.15

Cerâmica em tecido







A designer israelense Rachel Boxnboim criou um conjunto de chá em cerâmica dentro moldes de tecido, em 2012, quando ainda estudava na Bezalel Academy of Arts and Design de Jerusalem.



A idéia do projeto surgiu porque a designer decidiu costurar um bule, inspirado nos antigos bules de medição de sua mãe e resolveu testar como moldes, em tecido mesmo, para a cerâmica. Seguindo a mesma inspiração, Rachel criou todo o conjunto com xícaras, pratos, açucareiro e jarra de leite.

Durante o processo de queima no forno, o tecido queima-se, deixando a aparência e textura do tecido sobre a argila, como se fossem impressas a partir do molde inicial. Neste projeto é clara a interação entre um material macio (tecido) e o material rígido (cerâmica), perpetuando e preservando algumas propriedades do tecido pois a cerâmica guarda a textura do tecido e a aparência das costuras, quase como um tecido endurecido.






O resultado são utensílios realmente úteis e que contêm elementos surpresa provenientes da experimentação dos diferentes padrões de diferentes tecidos, da forma do utensílio que é determinada pelo tecido e seu corte. Cada item é diferente e único.



Confira o portfolio de Rachel clicando aqui.

Um comentário:

  1. AS XÍCARAS PODEM SER USADAS PRA TOMAR CAFÉ?
    cOMO AS ADQUIRO?

    ResponderExcluir