Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: A marca dinâmica Fugue por Sagmeister e Walsh

12.3.15

A marca dinâmica Fugue por Sagmeister e Walsh








A marca Fugue, criada por Stefan Sagmeister e Jessica Walsh, tem sua geração, funcionamento e regeneração automatizada por software. A intenção foi de projetar uma marca que tornasse visível a efemeridade incorporada em seus atributos centrais de linhagem e elegância, através de uma nova forma de pensar os gráficos. O desenho funciona através da programação do software, que constantemente se regenera enquanto os dados se movem de um ponto a outro. Também foi desenvolvida uma aplicação que lhes permite importar qualquer arquivo SVG para que eles possam facilmente criar novos padrões e ilustrações ao longo do tempo, conforme necessário.










Quando você importa um desenho em linha o aplicativo gera automaticamente a mesma linguagem estética do logotipo. O usuário pode então alterar o tamanho, velocidade e densidade com o aplicativo para aumentar a clareza ou criar estilos específicos de animações com base em sua necessidade. A aplicação do logotipo também tem uma função de desenho, de modo que você pode desenhar visuais abstratos, dentro da mesma estética visual, usando um dispositivo tablet.








O estilo gráfico, a escolha da dinamicidade da marca e o naming se encaixam perfeitamente, pois em música, o termo "Fugue" ou uma "fuga" é um estilo de composição contrapontista (que utiliza as regras do contraponto), polifônica (em duas ou mais vozes), construído sobre um assunto (tema). Com  sua origem na música barroca, nesta estilo de composição musical o tema é repetido por outras vozes que entram sucessivamente e continuam de maneira entrelaçada. Para perceber como tudo se encaixa basta dar o "play" nos videos desta postagem :)

O nome do software, Fugue, faz referência a música que ficaram famosas por compositores como Bach, Mozart e Beethoven. Os criadores do software são ex-músicos e, para incorporar a música no branding, o software foi pensado de forma a carregar qualquer música a partir de uma biblioteca de usuários. A velocidade & ritmo alteram para refletir o ritmo da música. As vinhetas da marca com som podem ser usadas em feiras, na demo do aplicativo, ou on-line, como animações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário