Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Gifs Animados do século XIX

22.8.14

Gifs Animados do século XIX















O americano Richard Balzer  criou um museu online das primeiras animações e brinquedos ópticos dos séculos XVIII e XIX: fenacistoscópios, praxinoscópios e zootropos, entre outros :)

Balzer trabalhou com um animador durante anos para digitalizar apenas uma parte da coleção, acumulada ao longo de quatro décadas em mercados de pulgas e antiquários de todo o mundo. Esses arquivos digitais já estão disponíveis, em forma de GIF, em um excelente Tumblr do colecionador.












O arquivo de Balzer possui de tudo, até versões bem bizarras para nossos critérios culturais atuais: crianças saltando na boca de leões em um zootropo de 1870, um carrasco sorridente decapitando Satanás e coisas do tipo. Balzer também mantem um blog.

Abaixo imagens do colecionador de dois tipos de zootropo. A versão representada abaixo adaptada ao LP no Gramofone me lembrou a brincadeira que o "Balão Mágico" trouxe no LP de 1985 com este principio da animação: o disco vinha com um carrossel de montar que simulava um faixa zootrópica :)






Acho que vocês vão gostar de rever a exposição feita com Gifs Animados a moda antiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário