Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Fotografando/Revelando com o Sol

24.3.14

Fotografando/Revelando com o Sol



Pensa bem… Uma "tinta" fotosensível para você personalizar com fotografias qualquer material natural de forma caseira, fácil e rapidamente é uma idéia muito boa, não é? Pois na verdade percebam como olhar para técnica artesanais que pareciam fadadas ao esquecimento pode ser o "pulo do gato" da empresa moderna. Reeditar velhas práticas e mostrar ao seu público como elas podem ser viáveis nos dias de hoje, foi o que fez a Lumi :)









Só para contextualizar, segue a descrição do processo de revelação fotográfica tradicional: durante o processo de revelação a luz sensibiliza os cristais de prata contidos na emulsão fotográfica que sofrem alterações que resultarão em sua transformação em prata metálica através do acúmulo de energia luminosa. A parte sensibilizada quimicamente mas não exposta a luz continua fotossensível, e devem ser eliminada no processo de fixação e lavagem posterior. Clicando aqui vocês podem conferir uma lista de processos fotográficos desde sempre...





Quem entende um pouco de fotografia deve concordar comigo que a inspiração para a técnica da Lumi de fotosensibilização de superfícies naturais vem da antiga forma de ampliação em qualquer material sensibilizado quimicamente, mas que resultava em imagens azuladas: a cianotipia. Devo admitir que não entendo de química, logo não sei qual é o elemento químico responsável por cada coloração (azul, vermelho e laranja) que a Lumi disponibiliza, nem se se trata da mesma química da processo fotográfico citado ou se é um híbrido com corantes (se alguém entender de química comenta ai em baixo, ok?) Mas parece mesmo uma adaptação moderna e criativa e, porque não dizer, inteligente :) da antiga técnica.



Assim surgiu o Lumityping, um processo de revelação que pode ser usado em qualquer material natural, sendo à base de água e sensível à luz solar… ah, legal dizer que o projeto foi viabilizado por financiamento coletivo com o Kickstarter. Confiram o video abaixo com depoimento de um designer e como ele usa o material...



Vi o projeto da Lumi, no excelente blog Quantas idéias cabem em uma? e você tem bastante coisa para pesquisar sobre fotografia clicando aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário