Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Design sustentável com bucha vegetal

19.9.13

Design sustentável com bucha vegetal



Luffa Lab é o nome dado para as experimentações utilizando a bucha vegetal como matéria-prima do designer brasileiro Mauricio Affonso que se formou em Industrial Design no Canada (OCAD University) e depois se mudou para Londres para fazer seu mestrado em Design de Produtos no Royal College of Art. Ainda em Londres, Mauricio se formou em 2013 e teve seu trabalho exposto no Salone Internazionale del Mobile em Milão e no London Design Festival, além de ter sido escolhido pelo Deutsche Bank Awards for Creative Enterprises.

Mauricio explora novas aplicações para a bucha vegetal, que é geralmente associada ao esfregar as costas no chuveiro e constantemente é confundida com um pepino do mar :) Bom, a bucha é na verdade uma planta de videira tropical de crescimento rápido da família Cucurbitaceae - uma família de plantas que consiste em muitas abóboras diferentes, melões e cabaças.

Trabalhando em colaboração com a comunidade local da cidade de Bonfim em Minas Gerais, Mauricio aprendeu sobre as origens da bucha, a partir do cultivo para a produção de esponjas de banho e da comunidade de artesanato local que dependem do material como sua única fonte de renda.

Tala de baixo custo e biodegradáveis em alternativa as sintéticas.

Cantos de embalagem moldados feitos com bucha vegetal

Acabamento acústico modular

detalhe do acabamento acústico


O projeto surgiu de sua preocupação com a sustentabilidade ambiental dos materiais, e da observação da falta de interesse da maioria dos designers com o desenvolvimento das matérias-primas de seus projetos. Maurício retornou ao Brasil para testar este material pouco explorado além de seu uso convencional (esponjas de banho) e descobriu que a bucha é um material naturalmente "inteligente" pois suas fibras formam uma rede complexa de celulose que é extremamente forte e leve.

Sua vasta gama de propriedades incluem também ser altamente absorvente e antimicrobiano - características que levaram Mauricio a torná-lo um material viável para aplicações em embalagens, filtros, talas de baixo custo e isolante acústico.  Uma verdadeira alternativa de baixo custo e biodegradável que pode ser colocado também na categoria de Design Social pois ajudará as comunidades que plantam bucha no Brasil na melhoria de sua gama de produtos. Ele também espera continuar sua pesquisa sobre as fibras com o objetivo de encontrar uma ampla gama de aplicações e produtos de consumo duráveis ​​utilizando o material :)

Bonfim - Minas Gerais

Flor da Luffa cylindrica

Fruto parecido com abóbora do qual se faz a bucha vegetal

Descascando 

Secando a "luffa",  já com aspecto da nossa conhecida esponja.

Fibra seca


 Uma adorável surpresa ter visto este projeto no DesignBoom. Abaixo um video com alunos do Programa de mestrado do Royal College of Art mostrando um típico dia de trabalho/pesquisa onde o próprio Mauricio aparece contando um pouco sobre o projeto :)

Um comentário:

  1. Parabéns! Admiro muito quem encontra no meio ambiente formas de fazer a vida melhor e contribuindo, lógico, com a preservação!

    ResponderExcluir