Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Design Polonês

2.4.13

Design Polonês





As peças vistas acima podem ser descritas como uma combinação de tradição, design moderno e uma pitada de humor. Este são os "Bączki" (em polonês) que traduzido pelo google virou "Donuts" :) o presente mais popular da Polish EU Presidency em 2011. A criação em formato de pião fazem alusão aos trajes típicos de danças folclóricas polonesas com suas saias rodadas e coloridas projetados por Monika Wilczyńska e Projektanci Smaga.



Os designers falam que a inspiração surgiu da livre associação da imagem das mulheres vestidas dançando em trajes tradicionais com o pião, um brinquedo muito popular em todo o mundo. Ao observar uma foto de dançarinos girando e fazendo piruetas essa associação parece óbvia :) Pois foi assim que os designers poloneses resolveram transformar esta boa ideia em um presente do polonês. Pensando bem podíamos fazer um deste para homenagear nossas baianas que sempre parecem piões girando quando atravessam a apoteose...



Fazendo esta postagem descobri que as peças ganharam muita repercussão no país de origem por conta de uma acusação de plágio por se assemelhar a peças criadas na década de 50 pela artista visual Maria Veltuzen (nas imagens abaixo), para ver mais sobre a peça anterior clique aqui. A designer Monika Wilczyńska, que desenhou o "pião" quase idêntico, se defendeu afirmando que o brinquedo é a sua idéia original, e que só ficou sabendo da peça semelhante pela reportagem da Newsweek. Sabemos que é possível ter acontecido a associação parecida sem o conhecimento da existência da outra peça, mas de qualquer forma o ocorrido foi em 2011 quando a filha da artista Maria Veltuzen entraria na justiça para pedir violação de direitos autorais. Infelizmente não encontrei o desfecho do caso, se alguém souber notícias poste nos comentários, ok? ... Uma pena, pois todos ficamos curiosos como este tipo de questão/embate tão polêmico é tratado em outros países.





Confira mais uma idéia simples que parte da arte popular polonesa também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário