Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Botiá: criando embalagens com fibra de coco

11.4.13

Botiá: criando embalagens com fibra de coco



A designer Manuela Yamada , da Ybá - design e pesquisa, desenvolveu a partir de uma pesquisa acadêmica o Projeto Botiá, um sistema de embalagens produzidas com fibra de coco e polvilho em forma de ninho. Como sugestão de aplicação foi desenvolvida uma linha de embalagens para alimentos, no entanto a aplicação do material não restringe-se somente a este uso.

O projeto Botiá apresenta um material que utiliza tecnologia e matéria prima 100% nacional e natural e bio-compatível feito a base de fibra de coco, obtida através do reaproveitamento da casca do coco verde. Seu processo produtivo é de baixo consumo energético e baixo custo.





É genial, e de tamanha simplicidade, que a junção da fibra de coco com amido de mandioca tenha como resultado um aglomerado 100% bio-compatível, de rápida degradação, que pode ser utilizado em diversas aplicações. Outra característica fantástica é sua hidrossolubilidade pois dissolvido em água pode ter suas fibras reutilizados em novos produtos! Na verdade o próprio consumidor, sabendo disso, pode reaproveitar o material em casa para transformar em outros objetos (eu logo me imaginei nesta situação :) Baita orgulho do projeto brasileiríssimo!!

O material é facilmente moldável, com processo de prensagem a frio com molde e contra-molde. O processo permite experimentações com formas orgânicas, garantindo rigidez ao objeto, apesar da baixa densidade.

Muitos pensarão que esta capacidade de se dissolver em água o torna menos resistente a umidade, mas se for finalizado com resina continua a ser reciclável e se torna resistente a água, certo? O projeto está em exposição em Milão como parte do Rio + Design 2013. Mais informações sobre o material clicando aqui.



14 comentários:

  1. Ola!!! seu blog é maravilhoso amei, sucesso Deus seja contigo
    já estou te seguindo. (OBRIGADO PELA VISITA)
    Curta e participe do meu blog e fan page.
    Twitter: https://twitter.com/
    Instagram: http://instagram.com/nequerenreis
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Fan Pag: https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?fref=ts

    ResponderExcluir
  2. Olá, excelente matéria. Gostaria de saber se existem embalagens em fibra de coco para confecção de caixas, como as de papel cartão, para embrulhar presentes. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo26.6.13

    Linda embalagem e depois ainda dá para usar de vasinho de plantas!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo27.5.14

    Lindo projeto,pena não estar comercializando ainda,gostaria muito para minha loja,vou continuar te acompanhando...Boa sorte!
    Lidia

    ResponderExcluir
  5. Vc já fábrica e vende por quantidade? Zap 82 998449626

    ResponderExcluir
  6. Bom dia

    Como faço pra entrar em contato com vcs ?
    Vou deixar o meu
    julhor.siqueira@hotmail.com
    + 5554 984350631

    ResponderExcluir
  7. olá gostaria de entrar em contato com vocês kiyoshi.naka@hotmail.com
    +55 (15)997336174

    ResponderExcluir
  8. Olá vcs vendem as embalagens? Podemos falar 11 947436171 fernando.trentin@portoseguro.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bom dia
    Vcs comercializam essas embalagens? Como posso obter mais informaçoes?

    ResponderExcluir
  10. OLA,VC COMERCIALIZAM ESSAS EMBALAGENS DE OVOS ?

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, estou com o projeto de produção de um doce FIT, Maná. Estamos pesquisando embalagens para tal, a principio, assim como o maná mandado por Deus aos Israelitas, um produto natural e vindo da natureza. Nosso produto também é super natural e a idéia de oferecermos o produto na embalagem sustentável de vocês casaria perfeitamente com o projeto. Eu poderia saber mais a respeito de vocês? Existe a possibilidade de fazermos uma parceria? Fico no aguardo do retorno. (48) 98482 8000 ou pelo e-mail ali descrito. Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Oi boa noite tenho uma fabrica de cocadas e gostaria muito de adquirir ideias de embalagem bio degradavel da fibra de coco como faço para comprar a manta ou até mesmo as embalagens?

    ResponderExcluir