Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Botiá: criando embalagens com fibra de coco

11.4.13

Botiá: criando embalagens com fibra de coco



A designer Manuela Yamada , da Ybá - design e pesquisa, desenvolveu a partir de uma pesquisa acadêmica o Projeto Botiá, um sistema de embalagens produzidas com fibra de coco e polvilho em forma de ninho. Como sugestão de aplicação foi desenvolvida uma linha de embalagens para alimentos, no entanto a aplicação do material não restringe-se somente a este uso.

O projeto Botiá apresenta um material que utiliza tecnologia e matéria prima 100% nacional e natural e bio-compatível feito a base de fibra de coco, obtida através do reaproveitamento da casca do coco verde. Seu processo produtivo é de baixo consumo energético e baixo custo.





É genial, e de tamanha simplicidade, que a junção da fibra de coco com amido de mandioca tenha como resultado um aglomerado 100% bio-compatível, de rápida degradação, que pode ser utilizado em diversas aplicações. Outra característica fantástica é sua hidrossolubilidade pois dissolvido em água pode ter suas fibras reutilizados em novos produtos! Na verdade o próprio consumidor, sabendo disso, pode reaproveitar o material em casa para transformar em outros objetos (eu logo me imaginei nesta situação :) Baita orgulho do projeto brasileiríssimo!!

O material é facilmente moldável, com processo de prensagem a frio com molde e contra-molde. O processo permite experimentações com formas orgânicas, garantindo rigidez ao objeto, apesar da baixa densidade.

Muitos pensarão que esta capacidade de se dissolver em água o torna menos resistente a umidade, mas se for finalizado com resina continua a ser reciclável e se torna resistente a água, certo? O projeto está em exposição em Milão como parte do Rio + Design 2013. Mais informações sobre o material clicando aqui.



5 comentários:

  1. Ola!!! seu blog é maravilhoso amei, sucesso Deus seja contigo
    já estou te seguindo. (OBRIGADO PELA VISITA)
    Curta e participe do meu blog e fan page.
    Twitter: https://twitter.com/
    Instagram: http://instagram.com/nequerenreis
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Fan Pag: https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?fref=ts

    ResponderExcluir
  2. Olá, excelente matéria. Gostaria de saber se existem embalagens em fibra de coco para confecção de caixas, como as de papel cartão, para embrulhar presentes. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Linda embalagem e depois ainda dá para usar de vasinho de plantas!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo27.5.14

    Lindo projeto,pena não estar comercializando ainda,gostaria muito para minha loja,vou continuar te acompanhando...Boa sorte!
    Lidia

    ResponderExcluir