Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Afinal, o que é design thinking?

26.9.12

Afinal, o que é design thinking?

A evolução acelerada da economia está demandando novas ferramentas de transformação. A “nova economia” está relacionando, na prática, cada vez mais o design a conceitos como inovação e vantagem competitiva. “O design é uma nova forma de pensar como lideramos, gerenciamos, criamos e forjamos relacionamentos com as pessoas para as quais venderemos” Essa é a frase dos editores da revista Fast Company, que publicaram um livro sobre as regras dos negócios em 2005. O design thinking é uma metodologia que humaniza os propósitos dos negócios. Bom design é bom negócio e ajuda a construir o indispensável diferencial das marcas.



O pensamento do Design é um assunto recorrente por aqui, mesmo que nas entrelinhas, mas em 2010 tivemos um memorável debate via twitter para abordar o tema junto com quem estivesse a fim de tirar suas dúvidas: Debate sobre Design Thinking

Lembro-me bem, que na mesma época cheguei a entrar em contato com Rique Nitzsche, que é uma referência no assunto no Rio de Janeiro. Logo, vocês devem imaginar como fiquei feliz em ver e ler este livro :)  Resumidamente posso afirmar que, este é o título se você busca entender um pouco mais sobre o "design" puramente falando, com farta citação de textos importantes ao entendimento histórico e atual sobre a nossa profissão.



O livro foi uma prazerosa surpresa! Lendo-o encontrei, pela primeira vez, a explicação e o desenrolar do pensamento de design pelas épocas,  através de diversos autores e seus títulos ( tudo citado e muito bem embasado em bibliografia consistente no capítulo "O termo design thinking" e em todo decorrer do livro). Neste livro você descobre como surgiu todo este papo de "pensamento do Design", mesmo antes da divulgação/leitura feita pela IDEO e como tem sido abordado atualmente.  Aliás, a bibliografia indicada deixa aqueles "ganchos" que te dão aquela vontade de saber mais, ou seja, uma grande semeadora de novas pesquisas que deixam a gente com uma lista de novas leituras para fazer :) Vale a pena ler! Tem para vender no site da editora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário