Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Xadrez criativo

18.5.12

Xadrez criativo



Jogos de xadrez bem diferentes, para quem curte jogar e expor suas peças :) Melhor ainda... para todo mundo ver como qualquer assunto/produto pode ser reinterpretado/repensado. O ditado freqüentemente citado "A forma segue a função", associado à Bauhaus, encontra sua expressão neste jogo de xadrez acima desenhado por Josef Hartwig em 1922 e em outros exemplares que citarei abaixo.
Além dos já apresentados aqui antes:
um jogo de xadrez que é montado a partir de algo plano (em papelão)
e outro completamente baseado nas iniciais e tipos tridimensionais

Tá certo :) todos concordamos que muitas vezes o que menos importou para seu criador/designer foi a função... onde, pensando em um jogo de xadrez, percebe-se que o que será mais difícil é efetivamente jogar com aquelas peças... logo, neste caso, a criação é meramente decorativa. Por esta e outras questões, devemos sempre pensar qual é o objetivo final de qualquer projeto, para que o mesmo não se perca durante a criação.

Man Ray: xadrez em alumínio


Jogo comestível Tattfoo

Patricia Tower - 2005

Outro do Man Ray – xadrez de madeira

Matthew Livaudais


1966 Chess Set by Lanier Graham
Jogo de xadrez reciclado e reciclável em giz de cera.


Destaco as versões acima do jogo comestível, perfeito para um jogo na hora do intervalo :) e o jogo reciclável de giz, que ainda traz a outra função do material junto com ele, a de desenhar... Finalizamos com esta versão com insetos dentro de peças de resina, que deve ser bem difícil de jogar e me lembrou os produtos da Edible, e outra abaixo criada com móveis e utensílios domésticos, ambos da exposição The Art of Chess



Nenhum comentário:

Postar um comentário