21.4.12
Processo criativo da #id30bienal
Assistam o video sobre o workshop de criação da identidade visual da Trigésima Bienal que, como descreveu André Luiz Sens, nos mostra uma nova forma de concepção de uma identidade visual! Um projeto que foge do tradicional projeto autoral e parte para um projeto colaborativo. O mais interessante da afirmação anterior é que finalmente vi os conceitos tão falados do pensamento de Design serem usados dentro de um projeto, essencialmente, de design! Um projeto que partiu de um grupo coletivo de pensamento sobre como você cria índices visuais tangíveis para representar a Bienal e criar experiências, como descreveu André Storlarski.
A ideia de fazer um workshop colaborativo foi inspirada pelo projeto curatorial da 30ª Bienal e pela experiência de André Stolarski (Coordenador Geral de Comunicação da Bienal) e do designer Rico Lins. Lembro perfeitamente de divulgar nas redes a inscrição no workshop... fala a verdade, depois de assistir como rolou o processo todo do workshop, quem não gostaria de estar neste grupo, trocando experiências, conhecimento e produzindo um projeto tão interessante :) Invejinha boa, não é?
O workshop para desenvolvimento da identidade da 30ª Bienal aconteceu na semana do dia 3 de outubro de 2011 no Senac Santo Amaro. Durante cinco dias os doze autores das propostas selecionadas, cinco designers convidados, quatro curadores e dois representantes da Bienal trabalharam intensamente no desenvolvimento do projeto.
Depois do workshop e um bocado de trabalho posterior, o processo de definição da identidade visual da exposição foi concluído: 30ª Bienal de São Paulo - A iminência das poéticas agora é representada por 30 cartazes, elaborados por 30 diferentes autores. Confiram as versões individuais com possibilidade de download de cada um deles diretamento do site do projeto
por
Carol Hoffmann
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário