Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Gráficos Urbanos Indianos

3.6.11

Gráficos Urbanos Indianos


Esta postagem é daquelas que não seriam possíveis sem este nosso mundo globalizado pelo acesso a internet ;-)) Imagine conhecer as formas de expressão típicas de um país ou região sem fazer turismo...

Pois então, sei que nada substitui a experiência de se conhecer pessoalmente uma cultura, mas para efeitos de pesquisa segue uma boa amostragem de tipografias, ilustrações e gráficos de rua indianos :-) Sensacional viajar pelas imagens também, não é??


Essa coleção de imagens é o resultado de uma pesquisa de Meena Kadri sobre tipografia vernacular Indiana que resultou em uma apresentação bem interessante chamada "Sign Wallahs" onde concluiu-se que a característica principal deste cenário é o constante "diálogo", donde podemos ler mistura, entre uma forte e exuberante cultura local com comunicação global... Muito interessante!! Vale conferir o Random Specific com as postagens e observações de Meena sobre sua pesquisa:
Digitising Indian Ink
Indo-French Street Skills
Indo-centric: Typo-centric

Além disso, vale assistir ao video do projeto Handpainted Type dedicado a preservar a prática tipográfica de pintores de rua ao redor da Índia, documentando as fontes de pintores de beira de estrada por toda a Índia, digitalizando-o e arquivando-os para as gerações futuras. Excelente forma de preservar uma cultura visual, não acham?

Um comentário: