Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Repensando arquétipos

20.11.15

Repensando arquétipos



A mais nova criação do designer Rodrigo Calixto é Tijolo Fundamental que ele também chamou de Tejuelo. Esta entra na série repensando arquétipos pois busca retratar o importante papel da madeira na arquitetura colonial brasileira,  que depois foi suprimida pelo tijolo enquanto elemento de modernização das construções.

O Tijolo é o arquétipo da Arquitetura:  representa o elemento que dá forma, demarca e estabelece as fronteiras nos espaços planejados. Para Rodrigo Calixto representar um tijolo produzindo-o em madeira, ao invés do barro, é a oportunidade de retratar e colocar em discussão os pares que foram criados ao longo da nossa história.

Há ainda um outro aspecto provocativo na obra: a madeira que antes era parte fundamental nas construções passou a ser descartada, tomou outros caminhos, e retorna agora nesta forma de um tijolo emprestando a sua plasticidade na forma de um objeto cuja a função não é montar, construir, mas sim refletir.
















As peças terão tiragem de 40 unidades de cada tipo de madeira de demolição: peroba rosa, peroba de campos e pinho de riga. Para saber mais entre em contato diretamente com o designer pela Oficina Ethos



Cabe aqui trazermos a campanha para o designer Rodrigo Calixto que tem leucemia mieloide aguda e está em busca de um doador de medula óssea compatível. O que podemos fazer para ajuda–lo, e ajudar a tantos outros na mesma situação, é nos cadastrar no Hemocentro mais próximo no Registro Nacional de Doadores de Medula óssea (REDOME). Mais informações no site da campanha dele clicando aqui e facebook da campanha clicando aqui. Vamos nos cadastrar!

Para ver outros belos trabalhos do designer acesse o seu site Oficina Ethos.

Um comentário:

  1. Brick is the archetype of architecture, representing the element that shapes, demarcates, and defines boundaries in planned spaces. For Rodrigo Calixto, depicting a brick by making it out of wood rather of clay allows him to depict and examine the pairs that have been formed throughout history. Thank you for sharing your insight! Keep up the great work! Continue sharing. Please feel free to browse my website.

    ResponderExcluir