Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Para pensar o Design centrado no usuário

1.10.14

Para pensar o Design centrado no usuário


Você fica perdido nas etapas do seu processo criativo? Então aqui tem praticamente um curso gratuito :)

Um passo-a-passo para guiar o seu pensamento de Design centrado no ser humano, essa é a proposta do Design Kit da IDEO. Este "kit" traz as formas de explorar e descobrir a filosofia por trás da abordagem para resolução criativa de problemas, mostrando que a forma como você pensa sobre o projeto afeta diretamente a forma como chega a soluções inovadoras e/ou impactantes.


Aprenda com as falhas - "Não pense nisso como fracasso, pense nisso como projetar experimentos através do qual você está aprendendo."





Faça! - “Faça as coisas simples do processo em primeiro lugar. E você sempre irá aprender lições a partir delas."





Confiança Criativa - "A confiança criativa é a noção de que você tem grandes idéias, e que você tem a capacidade de agir sobre elas."




Empatia - "Eu não posso ter idéias novas, se você apenas existir/observar em sua própria vida. Empatia é a capacidade de se colocar no lugar de outras pessoas, para entender suas vidas, e começar a resolver os problemas através das perspectivas das pessoas."




Adote a ambiguidade no pensamento - "Devemos sempre começar a partir da aceitação de que não sabemos a resposta para o problema que estamos tentando resolver. E, apesar de não ser particularmente confortável, nos permite começar de forma criativa, em busca de muitas idéias diferentes para chegar a soluções inesperadas."




Otimismo - "O design deve ser inerentemente otimista."





Iteração, iteração, iteração - "Uma abordagem iterativa nos dá validação ao longo do caminho porque estamos ouvindo diretamente das pessoas para quem realmente estamos projetando."




O kit conta também com uma parte de Métodos para ajudar com dicas para cada etapa: inspiração, criação ou ideação e implementação. Pense nesses métodos como um guia para ajudar a te tirar daqueles bloqueios criativos, mas sempre colocando os usuários, para quem o projeto será criado, no centro do processo para avançar com novas respostas para problemas difíceis.









Para completar a ajuda tem livros, manuais e downloads gratuitos clicando aqui, além de estudos de caso. Somado a tudo isto, o site é uma comunidade onde você pode trocar experiências com outros profissionais pelo mundo afora :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário