Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Luminaria CMYK

18.8.14

Luminaria CMYK





O designer Dennis Parren desenvolveu uma lâmpada que projeta sombras coloridas! A lâmpada CMYK combina uma fonte de luz principal branca e LEDs coloridos em vermelho, verde e azul… Exatamente, o nosso velho conhecido esquema RGB resulta em sombras CMYK. Quando as três cores primárias são combinadas, você tem uma luz branca. No entanto, quando uma destas lâmpadas de cores é bloqueada pela forma estrutural da própria lâmpada, então as outras duas se combinam para produzir sombras terciárias (ciano, magenta e amarelo claro). Espetacular!

O melhor de tudo é ver os sistemas de cores funcionando na nossa frente desta forma :) Sensacional, não é?






O projeto da lâmpada foi o desenvolvimento comercial que resultou como parte do projeto de graduação de Dennis na Design Academy Eindhoven, em 2011, que se trata da luminária desta postagem.




Ciano, magenta e amarelo, juntamente com o preto, compõem o modelo de cores subtrativas CMYK usada na impressão, enquanto o vermelho, verde e azul compõem o modelo de cores RGB aditivo comum para telas eletrônicas.

Parren explica como as propriedades de lâmpadas LED permitiu-lhe "mostrar como as cores primárias da luz (vermelho, verde e azul) e as cores do pigmento (ciano, magenta e amarelo), interagem. O efeito resultante pode ser chamado de estética da luz LED" e completa "Você não pode realmente dizer 'essa cadeira é vermelha'. Na verdade, a cadeira está refletindo luz vermelha enquanto absorve luz verde e azul. É a luz que colore o mundo."

Ele acrescenta que a lâmpada CMYK "não foi concebido para demonstrar como e por que, mas para mostrar que a luz é o verdadeiro guardião da cor."




Em mesas, paredes ou no chão, essa proposta se torna uma instalação particular de luz que explora as propriedades físicas e mágicas das cores.





Para completar o designer também descobriu, por acaso, que as linhas de sombra podem ser visualizadas como 3D, portanto, improvisou os óculos como podem ver abaixo...





Esse projeto me deixou intrigada, gostaria de decifrá-lo pessoalmente… resumindo #quero :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário