Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Desenhando e meditando

29.4.14

Desenhando e meditando



Achei pertinente trazer este pedacinho da cultura indiana porque além de sua expressão gráfica, é um belo exercício de concentração e treino do traçado, além dos significados atribuídos a eles na India e explicados abaixo. Divirtam-se!




Kolam ou Rangolis são uma parte da cultura indiana. São, geralmente, desenhados no jardim da frente ou em locais de festividades com arroz colorido, farinha seca ou pasta de arroz para marcar festividades e ocasiões importantes. É uma expressão gráfica importante na região de Tamil Nadu na India, uma forma de arte tradicional local.

Os grafismos são um padrão variado e intricado que é representado por uma linha simples desenhada ao redor de pontos simetricamente alinhado (grades padrão). A idéia de usar farinha de arroz é para que os pássaros e insetos venham se alimentar e abençoar a casa :)

O padrão também pode ser feito no papel com caneta, de preferência sem levantar a caneta do papel ou interromper o traço e dizem ser bom fazer quando a inspiração está baixa e você está precisando produzir e soltar seu traço… quase como sua própria meditação usando pontos e linhas…

Não são apenas um meio de decoração, mas os indianos acreditam que esses desenhos reduzem a energia negativa e adicionam positividade aos lugares onde são feitos, além de trazer boa sorte.






Além disso, representa uma filosofia de vida que celebra com entusiasmo a impermanência de conhecer e dedica-se a um desejo constante de viver no presente. A ideia de que amanhã vai ser renovado, que é o propósito do rangoli, é um dos maiores sobre este símbolo.

Curtiram?



Nenhum comentário:

Postar um comentário