Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Kit de sobrevivência para situações de emergência

13.11.12

Kit de sobrevivência para situações de emergência







Sempre que ocorrem catástrofes naturais, nós designers, sempre nos perguntamos o que podemos fazer para ajudar, surgem pequenas ações de divulgação de informação para donativos, mas raramente passa disso.  Pois o designer japonês Hikaru Imamura sentiu na própria pele esta motivação e percebeu como a evolução tecnológica e da informação não adiantava muito em meio a um terremoto e suas consequências, ocorrido no Japão em 11 de março de 2011.

A partir desta experiência, Hikaru desenvolveu um kit de sobrevivência que incorpora uma série de itens ​​para ajudar pessoas a sobreviver sem uma casa. Afinal, quando as casas são destruídas por desastres, todos são alojados em locais que mais parecem campos de refugiados (muitas vezes por vários meses), até que casas temporárias sejam construídas. Em condições tão severas, as pessoas ficam mais propensas a ficar doentes, devido ao stress mental e cansaço físico. Portanto Hikaru pensou que esquentar o corpo, e garantir acesso a refeições quentes, poderia proporcionar um auxilio mental ajudando a reduzir os efeitos negativos da vida durante o refúgio.



O kit é montado a partir de um tambor de óleo que contem todos os itens necessários para ser transformado em estufa: para aquecer, para ferver a água e para cozinhar (o arroz está incluído). Os tambores podem ser mantidos em instalações de armazenagem, escritórios municipais, entre outros lugares. Quando um desastre acontece, eles podem efetivamente ser transportados para as áreas afetadas. Os tambores padronizados são fáceis de transportar, e pode ser transformado em fogões a base de madeira/lenha sem muito esforço. Além disso, uma vez utilizados, os invólucros podem ser reaproveitados na montagem de novos kits em tambores.

Isso é tentar fazer a diferença!










via

Nenhum comentário:

Postar um comentário