15.5.12
Pulp - reaproveitando o papel
Enrique Romero criou a PulpLamp, um conjunto de luminárias feitas unicamente com pasta de papel de jornais reciclados, fornececendo uma segunda vida ao material. Não são modelos padrão, cada nova criação tem uma nova forma, cor e textura. Todas as formas são feitas com moldes infláveis (leia-se balão), o que torna possível deforma-los e fazer com que cada um seja único.
Já o Studio Jo Meesters vem, desde 2008, trabalhando no projeto TESTLAB e experimentando sobre o rejuvenescimento e a reutilização de materiais descartados. Abaixo o projeto PULP, ou PASTA, que começou como uma coleção de produtos de design de interiores feitas de resíduos de papel descartado e pesquisa sobre o potencial da pasta de papel em aplicações em projetos de mobiliário e upcycling de papelão e jornais velhos.
A coleção é o resultado de uma investigação sobre novas aplicações para o desperdício de papel, adicionando propriedades de resistência à água: uma mistura de jornal rasgado, cola e água é aplicado em várias camadas sobre a superfície. As peças são coladas em conjunto antes de aplicar as últimas camadas da mistura da polpa. O interior do vaso é então tratado com uma resina epoxi, deixando o revestimento forte e resistente à água.
Abaixo o curta-metragem que mostra o processo de forma teatral com moças com aspecto deprimido e cansado caracterizadas como no século passado, o que tranformou o simples processo criativo do papier-mache em uma instalação de arte durante o Salão do Móvel em 2012, Milão.
Confira aqui mais um projeto bem interessante feito com o balão ou bexiga em seu processo produtivo artesanal
por
Carol Hoffmann
em:
arte,
decoração,
design artesanal,
ecoDesign,
papel
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário