Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Jonathan Ive e o Design Apple

14.10.11

Jonathan Ive e o Design Apple

"É fácil ser diferente, difícil é ser melhor!"

Começo com esta frase de Jonathan Ive, mais conhecido como Jony Ive, designer responsável pelo desenho de todos os produtos Apple, dos últimos 10 anos, considerados referência para o mundo da tecnologia e do Design. Pois é, Steve foi visionário, mas o designer é Ive :-)



Claro que Steve Jobs e Jonathan Ive fizeram uma parceria onde o CEO sabia da importância, discutia e aprovava pessoalmente os aspectos do projeto de design de seus produtos. Ai está um diferencial: Steve não delegava esta tarefa e sabia que grande parte de seu sucesso era devido ao design de seus produtos que puxava pela tecnologia... fazia todos correrem atrás para fazer aquele projeto de design acontecer. Como o próprio Ive fala em entrevista apesar do designer estar perto de onde as decisões eram tomadas, não fazia parte delas antes de Steve Jobs retornar a empresa, quando Steve restabeleceu os valores fundamentais que ele havia estabelecido no início: Design e Inovação.

Um conselho bem interessante de Ive é de que antes dele iniciar sua melhor fase profissional, ele trabalhou o que ele tinha de bom e o que ele também não dominava... daí podemos concluir que nossa melhor parte pode ser inata, mas nossas deficiências podem ser melhoradas com interesse e aprendizado constante, certo? Desta forma, tanto Ive descobriu, quanto cada um de nós descobriremos o que nós queremos como profissionais.

No documentário "Objectified" Jonathan Ive fala sobre o design do Mac e sobre o processo de fabricação a partir de uma única peça...



...e também sobre princípios de Design...




Então sem Steve Jobs, temos que concordar com o Wall Street Journal, a melhor resposta para a dúvida se a empresa conseguirá lançar produtos inovadores novamente é Jonathan Ive, além de ser o responsável pelos projetos de sucesso da Apple, conhece como ninguém os pensamentos de Steve Jobs por sua parceria tão próxima nos últimos anos :-)

Vou reproduzir aqui um trecho publicado na Veja n41 que fala desta relação de parceria entre ambos:

"Como a maioria dos designers, Ive gostava de analisar a filosofia e cada etapa de pensamento da elaboração de um design. Para Jobs, o processo era mais intuitivo. Ele assinalava os modelos e os desenhos de que gostava e jogava fora aqueles de que não gostava. Ive pegava as sugestões e desenvolvia os conceitos que Jobs sacramentara.

Ive era fã do designer inductrial alemão Dieter Rams, que trabalhava para a empresa eletrônica Braun. Rams pregava o evangelho de 'menos, mas melhor' - (weniger aber besser) - e Jobs e Ive, da mesma forma, lutavam com cada novo design para ver até que ponto seria possível simplificá-lo.
...

Jobs encontrou em Ive sua alma gêmea na busca da simplicidade verdadeira... Ive, sentado em seu estúdio de design certa vez assim descreveu sua filosofia:


'Porque acho que o simples é bom? Porque, com produtos físicos, é preciso sentir que o dominamos. Quando se impõe ordem à complexidade, descobre-se um jeito de fazer o produto submeter-se à nossa vontade. Simplicidade não é apenas um estilo visual. Não é apenas minimalismo ou ausência de confusão. Implica explorar as produndezas da complexidade. Para ser verdadeiramente simples, é preciso ir realmente fundo. Por exemplo, para não usar parafusos pode-se acabar desenvolvendo um produto muito intrincado e complexo. O melhor é ir fundo com simplicidade, compreender tudo o que é preciso compreender sobre o produto e como ele é fabricado. É preciso entender profundamente a essência de um produto para podermos nos livrar das partes não essenciais.'
..."

E para você não achar que é o único a ter problemas com o seu chefe :-)) Leia como as coisas aconteciam para Jony Ive em mais um trecho da Veja n41:

"Ive, que tem o temperamento sensível de artista, às vezes se ofendia com Jobs por este ficar com muito crédito, hábito que incomodou outros colegas ao longo dos anos. Seus sentimentos com relação a Jobs às vezes eram tão intensos que ele facilmente se magoava. "Ele tinha um jeito de examinar minhas idéias e dizer: 'Isto não é bom, isto não é muito bom, gosto disto.'", contou Ive. "E depois eu me sentava na plateia e ele falava daquilo como se fosse idéia sua. Presto uma atenção insana para entender de onde vem uma idéia, a ponto de encher cadernos com minhas idéias. Por isso dói quando ele assume autoria de um dos meus designs."... Mas faz uma pausa e reconhece o papel que Jobs de fato desempenha. "Em outras empresas as idéias e os grandes designs se perdem no meio do processo... as idéias que ocorrem a mim e minha equipe seriam totalmente irrelevantes se Steve não estivesse aqui para... transformar nossas idéias em produtos."

Então, para os admiradores da Apple, é torcer para que os novos executivos da empresa levem a equipe de design tão a sério quanto Steve Jobs :-)) e para todos os outros, que outras empresas se espelhem nas iniciativas calcadas pelo projeto de design e passem a valorizar e investir mais neste grande diferencial!!

……………………………………………………………………..
Para complementar a postagem vale a leitura da entrevista
"Jonathan Ive on Apple’s Design Process and Product Philosophy" publicada em 16/06/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário