22.9.11
Geometria como inspiração: Sol Lewitt
Ao me deparar com estes traços logo percebi a inspiração geométrica e o valor criativo de cada peça, mesmo sem conhecer ainda seu autor. Pesquisando conheci um dos grandes nomes da arte minimalista, Sol Lewitt: que desde seus primeiros trabalhos manteve um vocabulário visual simples e conciso, geralmente estruturado a partir de elementos cúbicos ou derivadas do cubo, em variações organizadas sobre uma grade. Eram volumes simples, que convidavam o espectador a reconstruir o retrato mental das variações possíveis da figura. Durante longo tempo, utilizou linhas retas e formas geométricas básicas. Seus primeiros desenhos murais eram feitos em pequenas dimensões e linhas finas. Mas durante os anos 80, veio sua fase em grande escala e seu trabalho incorporou cores fortes.
O projeto acima se trata de desenhos esquemáticos de cubos incompletos, datado de 1974. Abaixo, usou linhas vermelhas entre as palavras "arte" na página impressa, linhas Azuis a partir dos quatro cantos e linhas verde para os quatro lados, 1972.
Simples e perfeito!!
por
Carol Hoffmann
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Legal o artigo, mas a fonte é muito pequena.
ResponderExcluirConfunde o olhar e torna a leitura muito cansativa.
Anotado! :-)
ResponderExcluirO Amenidades do Design passará por uma reestruturação e esta será uma das prioridades, ok?
Obrigada por acompanhar e deixar sua opinião!!
Seja sempre vindo e continue colaborando...
Carol Hoffmann
**** Não precisa publicar*****
ResponderExcluirOi Carol! Teu blog é maravilhoso, parabéns!
Só tenho um pedido... Tô ficando ceguinha e teimando em usar óculos. Se puder aumentar a fonte, seria ótimo para minha auto-estima, hehehe. Um abraço
:-) Agradeço os elogios e o pedido que será super levado em consideração no redesenho do blog... já ocorrendo nos bastidores, viu?
ResponderExcluirBJs gde e continue acompanhando as novidades, tá?
Carol Hoffmann
Amei tudo, parabéns.
ResponderExcluir