Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Medo do fracasso e dos erros

14.6.11

Medo do fracasso e dos erros

O video que trago nesta postagem fala sobre o medo do fracasso e esse medo é o tema da exposição de trabalhos dos alunos da Escola de Comunicação Berghs Estocolmo ... selecionei o de Milton Glaser que me fez ver e rever, pensar e repensar sobre o assunto que é um fantasma na vida de qualquer profissional. Mas Milton Glaser mostra uma perspectiva construtiva sobre o tema e que nos faz rever toda nossa história pessoal e profissional:

"A characteristic of artistic education is for people to tell you that you’re a genius. [...] So everybody gets this idea, if you go to art school, that you’re really a genius. Sadly, it isn’t true. Genius occurs very rarely. So the real embarrassing issue about failure is your own acknowledgement that you’re not a genius, that you’re not as good as you thought you were. [...] There’s only one solution: You must embrace failure. You must admit what is. You must find out what you’re capable of doing, and what you’re not capable of doing. That is the only way to deal with the issue of success and failure because otherwise you simply would never subject yourself to the possibility that you’re not as good as you want to be, hope to be, or as others think you are.” Milton Glaser



Assistindo e ouvindo suas sábias palavras, nos lembramos como a falha pode ser, ou é, pré-requisito para a verdadeira inovação... a verdade é que a maioria de nós tem um medo mortal do erro e por isso adiamos tanto certos eventos/projetos em nossas vidas!! Uma lembrança que pode parecer óbvia mas necessária, pois racionalmente temos dificuldade para, de fato, internalizar emocionalmente.

Para ajudar a todos nós, de uma forma prática e racional neste caso :-) trago um esquema gráfico publicado em um artigo da revista Wired (A neurociência explica como Aceitar a derrota) que fala sobre como os cientistas lidavam com suas experiências mal sucedidas... A descoberta foi de que quando se trata de interpretar nossas experiências, nós vemos o que queremos ver e ignoramos o resto. Então como aprendemos a reinterpretar uma falha para que possamos ver a resposta? O esquema abaixo dá uma mãozinha para você não ficar se auto-boicotando :-))   (basta clicar sobre a imagem para ampliá-la)



Mas o lado emocional ainda é um capítulo a parte... De qualquer forma, depois de assistir ao video as palavras, que fluem como conselhos para estudantes de design, mas com toda sua simplicidade mostram extrema profundidade e se aplicam a qualquer pessoa com uma cabeça cheia de idéias...

Para encerrar essa postagem fiquemos então com mais alguns ensinamentos de Milton Glaser, donde podemos tirar nossas próprias lições:
Ten Things I have learned escrito por Milton Glaser
Aproveitem!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário