Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Um guia ilustrado para redesenhar uma sociedade

18.1.11

Um guia ilustrado para redesenhar uma sociedade


Trago hoje para vocês esta apresentação "To Be or Not To Be: An Illustrated Guide To Rebrand An Entire Society" que trata do projeto de mestrado de Gustavo Machado que procurou explorar o paralelo entre a construção de marcas e assimilação de uma cultura, baseado em alguns princípios do colonialismo, e mais recentemente, da globalização em nosso planeta.

Achei bastante interessante o pensamento de sua tese que nos faz repensar uma série de atitudes... Apesar de saber que muitas marcas não tem nada haver com a extinção de certas culturas, considero que muitas delas podem tomar parte na recuperação de histórias culturais. Para quem não sabe responsabilidade social também deve ser um motivador sustentável de um projeto Eco responsável. As boas práticas incluem, além das melhores práticas de produção, mas também práticas empresariais que priorizem as melhores opções ambientais e social em cada momento do ciclo do projeto... e esta tese levanta uma série de questionamentos sobre as atuais estratégias de Branding. Poderiam elas ser mais engajadas??

Bom, depois de levantar estes questionamentos para nossos projetos futuros o Gustavo divide conosco no Design Education alguns conteudos e links que usa em suas aulas, coletados em 20 anos de experiência. Aproveitem :-)

2 comentários:

  1. Obrigado pela divulgação, Carol!

    Atenciosamente,

    Gustavo

    ResponderExcluir
  2. Um exemplo de que marcas podem ter a ver com a conservação da biodiversidade:

    http://www.saveyourlogo.org

    ResponderExcluir