Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Processo Criativo de Anna Anjos

2.12.10

Processo Criativo de Anna Anjos

Anna Anjos nos presenteia com o seu processo criativo para o coletivo internacional TROYART, onde cada artista customiza um dos 3 modelos de robôs do projeto, que serão expostos em janeiro/2011, no MuBE, em São Paulo.


Como grande admiradora do trabalho de Anna Anjos, adorei este novo projeto, o qual chamou de "Sacro Afrorobotômico"... onde a criação do robô a ser customizado foi baseada no conceito do Afrotropicalismo (suas influências vindas da cultura nordestina/indígena/Tropicalismo).

"O oratório - e toda a customização do robô e de todo o projeto - foi uma referência às culturas nordestina, indígena e do movimento Tropicalista das décadas de 1960/70. Pensei no oratório como um relicário nordestino, decorado com elementos coloridos que refletem todo o universo lúdico, criativo e colorido do povo nordestino." - explica a própria Anna Anjos.

Durante o processo, a ilustradora usou serragem colorida e tinta em spray (Montana) nas base que formam o corpo. O cocar foi criado a partir de um pedaço de penca de banana e decorado com "folhas" feitas de papéis coloridos pintados com Posca (Caneta especial)... Os canudos coloridos foram decorados com padronagens tendo como referência as tribos indígenas brasileiras e africanas, que foram unidos de forma a se assemelharem a flauta pã, um instrumento usado em rituais pelos Bororós, tribo brasileira.



3 comentários:

  1. Muito obrigada pelo post e menção ao meu trabalho, Carol!
    Bjs,

    Anna Anjos

    ResponderExcluir
  2. :-) Bons trabalhos são sempre bem vindos por aqui :-)

    ResponderExcluir