Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: PicNic de Idéias - Felipe Tofani

21.10.10

PicNic de Idéias - Felipe Tofani

O Amenidades do Design inicia mais uma iniciativa, o Pic Nic de Idéias, onde poderemos curtir colagens com inspirações e referências pessoais de profissionais criativos.

Vamos a explicar o porque do nome Pic Nic :-)) Bom, imaginem aquela toalha quadriculada, cheia de guloseimas durante um passeio ao ar livre... pois é, acho que todos nos sentimos da mesma forma ao observar uma colagem de referências e inspirações :-)) temos vontade de observar cada uma... Divirtam-se e sirvam-se de idéias :-))

Para inaugurar convidei o amigo da blogsfera criativa Felipe Tofani que possui um estilo muito próprio em suas artes. Com influências heavy metal claras nas suas artes, é um profissional que sabe o quer e está sempre presente nessa web criativa com sua opinião e seu excelente blog Pristina.org. Aliás adoro a série de cartazes que ele cria :-))

Confiram a colagem de referências dele a seguir, para ampliar é só clicar em cima da imagem, ok?




O PicNic de Felipe Tofani em suas próprias palavras:
"minhas influências são muitas e algumas delas eu não tenho muita certeza de onde vieram. mas, posso afirmar que, se não fosse o metal, eu não estaria trabalhando com design hoje em dia. na minha adolescência, eu tinha um fascínio pelo detalhamento das artes de discos que comprava. da falta de técnica e agressividade forçada das bandas de black metal ao futurismo estranho do industrial, foi dai que veio minha base como designer. aprendi muito observando e daí parti para minhas experimentações.

outra coisa que me influencia muito desde sempre é o cinema. as aberturas, os trailers e os posters são os elementos que eu mais tenho interesse. gosto de ver como que o problema de contar uma história com apenas uma imagem pode ser resolvido com sucesso ao convencer uma pessoa a ver um filme. já tentei colecionar alguns desses mas ainda não consegui colocar isso em prática.

acho que, pelo fato de não ter um embasamento muito técnico sobre o design, eu acabo me interessando muito pela arte. mas não sou muito fã dessa arte bonitinha. eu gosto do caos e do excesso de elementos do street art, gosto da complexividade e da composição do barroco e do descontrole assumido de pollock. que acabo tentando usar na organização dos layouts que chegam a mim.

de um lado mais designer, um ponto que eu tenho uma paixão mais recente é tipografia. por culpa do meu passado musical, acabo gostando mais de uma tipografia pesada e mas desestruturada na falta de serifas. uma coisa mais grunge, mais pro lado do david carson. uma coisa que dificulta a leitura, uma coisa que passa um significado mas cuja leitura é impraticável. minha inspiração vem dai."



O mais divertido nesta nova coluna é ter a oportunidade de entender e observar como as referências pessoais de cada profissional aparecem nos seus trabalhos. A seguir confiram uma amostra do estilo do Felipe...



Um comentário: