Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Círculo de Cores Ostwald

25.10.10

Círculo de Cores Ostwald




Curiosos com este círculo interativo acima?? :-) Esse é um fantástico guia de combinações de cores no padrão Ostwald Color Standard, produzido em 1940.

Esse sistema de cores tem muita história, quem dera ter um desses em mãos :-)) Na época, 1940, havia guias como esses disponíveis nas versões Profissional, Spectrum, Estudante (o que vemos acima), e a versão para moda feminina e decoração de interiores.

Com esta peça nos lembramos que cor, na verdade, é física pura... Imaginem como foi elaborado criar um sistema padrão como esses. O sistema foi desenvolvido por Wilhelm Ostwald, físico e químico, que "apresenta as leis fundamentais da cor e demonstra-as". Ele basicamente mostra um espectro completo de combinações de cores com tonalidades e suas graduações no percentual exato escolhido.



No entanto, Ostwald também fez um excelente trabalho sistematização e desenvolveu seu Sistema de cor . Seu círculo de cores composta por uma seqüência de 24 tons, divididos em 8 grupos de 3 (laranja, amarelo, vermelho, roxo, azul, turquesa, verde água e verde folha) e foi publicado pela primeira vez em 1916 como 'Die Farbenfibel' - A Cor Primer . Ele também publicou um periódico, "Die Farbe", que se traduz simplesmente como 'Cor'.

Ostwald tentou padronizar esquemas de cores através de medições e esperava estabelecer leis da harmonia entre cores que seria adotado pelas escolas, fábricas e instituições de arte do mundo inteiro. O sistema de cores Ostwald permaneceu popular por várias décadas após sua introdução, mas agora foi substituído pelo sistema americano Munsell e pelo Sistema Sueco de Cores Naturais. Isso ocorreu devido a rigidez do sistema que não podia ser alterado, quando pigmentos e corantes de maior saturação foram introduzidos no mercado.

Com certeza, agora vocês vão olhar para a sua paleta com outros olhos :-)) perceberão como as cores e tintas evoluiram através de processos de pensamento e pesquisas que envolveram diversos campos como a física, a quimíca e por que não dizer a matemática :-))

Um comentário: