Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Todos somos criativos

7.10.15

Todos somos criativos



Esta animação do estúdio ThinkPublic nos lembra como a capacidade de criar é humana e que basta "educar" nossa atenção, de verdade, para ser um solucionar de problemas da modernidade que também podemos chamar de designer :)  Na verdade, este é um debate longo porque existem muito "makers" que são criativos e resolvem problemas sem nenhuma tipo de educação formal. Sem entrar neste debate, muito menos em tempos de regulamentação, deixo vocês com este video para pensar.

O pessoal do Cmykativo fez uma breve tradução que trago um trecho abaixo:

"[...] Ser designer não é sempre sobre fazer aviões, pontes ou outdoors. Ser designer pode ser sobre pensar um modo de identificar oportunidades, desde grandes idéias e torna-las em produtos reais, serviços e sistemas. [...]

Ser designer é sobre olhar ao redor, escutar, experenciar, ver coisas que outras pessoas não veem e estar pronto e capaz para tornar este aprendizado em soluções. Olhar para os problemas buscando encontrar uma expressão da solução. Se tudo for resolvido sempre da mesma forma, sempre e sempre, o que mudará?

Desenvolva sua habilidade em escutar para mediar, e juntar as pessoas de maneira construtiva para compartilharem suas experiências e invenções. Você pode provavelmente ter todas as respostas e todas as idéias.

Pessoas falam bastante e frequentemente em salas. Se você quer ser um designer, por que não pega as conversas, filtra as ideias brilhantes e as transforma em coisas tangíveis? E depois mostre ao mundo, seja proativo, vá para fora e tente botar em prática. Faça perguntas, teste suposições, desafie si mesmo e o seu time. Se não funcionar na primeira vez, tente de novo. Você não precisa de óculos bobos e uma camisa gola polo, só uma mente curiosa e criativa"

Mas este "papo" foi puxado pelo Design Livre e acho bem pertinente e interessante para pensarmos neste momento da profissão, neste no qual pretendemos nos tornar mais sociais, mais atentos ao outro e pensar mais nas pessoas, para isto precisamos começar a desafiar os nossos próprios preconceitos. Para completar e deixar vocês mais pensativos ainda,  podem baixar o livro de Hugo Cristo "Design sem designer" aqui  e aparecer para bater um papo com o autor em Curitiba na semana que vem. Tenho certeza que muitos estão agora com os pensamentos em ebulição :)

Afinal, querendo ou não, as novas tecnologias estão ai trazendo novos desafios e novos debates. O melhor que temos a fazer é entender como isto tudo está acontecendo e, quem sabe, para alguns seja interessante se juntar ao movimento :) então recomendo o livro Makers: A Nova Revolução Industrial de Chris Anderson  e que  todos conheçam a história dos Fab Labs que vem de encontro com os temas que já tratei aqui anteriormente o Design Livre ou Open Design.

Considero que perceber  o  valor do conhecimento empírico dos "makers", aqueles da gambiarra mesmo, unindo-o ao conhecimento formal do design pode nos trazer novas formas de pensar velhos problemas... mas devemos lembrar que estas "novas formas de pensar" já estão por ai, basta enxergarmos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário