Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Design automotivo ontem e hoje

22.9.15

Design automotivo ontem e hoje



O que era preciso para projetar um carro moderno na década de 70 e quem eram as pessoas que faziam isso? Para responder a essas perguntas, a Ford abriu as portas de seus estúdios projeto na década de 1970 e mostrou como os carros eram criados :) Hoje encontrei o video "Design Makers - Inside Ford Design" (ai em cima) que traz os designers automotivos em ação na década de 70 mostrando do conceito à realidade de um carro naquela época.

Para termos a comparação com as formas atuais de criação em design, não apenas o automotivo, vamos a comparação com o video abaixo "BMW Car Design", onde é nítido perceber como os atributos da marca e a experiência do consumidor vem hoje antes do desenho em si e fazem parte do projeto assim como a forma.





Mais interessante ainda é como a espontaneidade do desenho a lápis é mais valorizado nos dias  de hoje, onde temos tanta tecnologia disponível. Isso serve para qualquer área do design e da criação. O contato do lápis com o papel é muito importante para o processo criativo. O esboço realmente é a forma mais emocional de uma idéia. É por isso que os designers primeiro trabalham as suas idéias exclusivamente com uma caneta e papel. A preocupação aqui não é de viabilidade. Em vez disso, o desenho é destinado a trazer o modelo a vida, e, em seguida, continua a ser a imagem orientadora durante todo o processo de design.


Curte o tema do design automotivo? Tem uma entrevista com o designer chefe João Marcos Ramos da Ford clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário