Site Meter Ame Design - amenidades do Design . blog: Gurafiku - Design Japonês

4.8.15

Gurafiku - Design Japonês












Raramente temos a oportunidade de ter contato com a abordagem oriental gráfica, principalmente por conta das diferenças culturas de linguagem. Uma alternativa, mesmo que não seja executada por um japonês, é "folhear" o levantamento desta pesquisa visual acerca da história do design gráfico no Japão Gurafiku, feita pelo estudante de design de Chicago Ryan Hageman. O legal é que ele separou as tags em poster, ilustração, cartaz de filme, tipografia, designers mulheres e designers fora do Japão, além de separar por década e por nomes japoneses reconhecidos. Também traz as organizações de design gráfico japonês e os museus e galerias. Vale a visita!







Tem também o manifesto Néojaponisme que, se não é feito por japonês pelo menos os autores moram por lá, tenta debater o novo/velho, underground/overground, ocidente/oriente: Japão como internacional, Néo-Orientalismo/Néojaponismo. Admito que não fiquei lendo todo o site, mas as categorias apresentadas me pareceram interessantes para um debate, de qualquer forma. Afinal, imagens transmitem muito de sua cultura e pode ser uma possibilidade muito interessante analisar certas categorias a partir destas.

































Para quem quer mais um pouquinho de inspiração do outro lado do planeta tem um flickr com inspiração arquitetônica de lá clicando aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário